Como escolher o treino adequado para o seu nível?

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Como saber qual tipo de treinamento adequado para ganho de massa muscular (hipertrofia)? Há sempre uma dúvida sobre qual programa deve ser executado para se obter o melhor resultado.

Não existe a melhor divisão de treino, o que temos que ter em mente é que o treinamento deve ser individualizado, revisto e alterado sempre que possível, de acordo com a evolução e o objetivo de cada aluno. O ideal é que essa adequação seja feita entre Iniciantes, Intermediários e Avançados.

Iniciantes: recomendado exercícios de 2 a 3 vezes por semana, treinando todo o corpo, sendo um dia de treino e outro de descanso.

Intermediários: pode dividir o treino em duas partes, treinando 4 vezes por semana, sendo dois dias de treino e um dia de descanso.

Avançados: treinar de 4 a 6 vezes por semana, podendo ser: dois grupos musculares por dia ou um grupo muscular por dia.

Dois grupos musculares por dia: geralmente se treina músculos sinergista (participam estabilizando as articulações), exemplo: os músculos sinergistas no movimento de supino são os tríceps e deltoides (músculos principais, mas existem outros)

No caso do treinamento de um músculo por dia, também conhecido como Blitz: ocorre o trabalho de apenas um grupo muscular por dia ou sessão de treinamento. Em todas as séries de todos os exercícios realizamos o movimento até a falha. É o método mais utilizado por alunos mais experientes (principalmente fisiculturistas), por usar um grande Volume de Treinamento e Intensidade.

 

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