Saiba como aumentar a sua imunidade | Blog Integral

Saiba como aumentar a sua imunidade

A manutenção ou a melhora da nossa imunidade é algo extremamente importante para nosso organismo, pois é exatamente através dela que nosso corpo consegue combater as bactérias e vírus que estamos suscetíveis e, ainda, se recuperar adequadamente das sessões intensas de exercícios físicos.

Para uma boa recuperação muscular contamos com células do sistema imune como macrófagos e neutrófilos, que atuam estimulando inicialmente uma resposta pró-inflamatória e posteriormente uma resposta anti-inflamatória. Essas respostas obedecem uma ordem, ou seja, inicialmente temos um processo a favor da inflamação em nosso músculo (processo pró-inflamatório), que pode durar em torno de 1-2 dias (esse tempo de duração depende de vários fatores, como por exemplo a intensidade que o treino foi realizado) e depois temos mais alguns dias que ocorre o processo de regeneração muscular (processo anti-inflamatório que pode durar em torno de 2-5 dias, a depender da nutrição, sono e estímulos novos com exercícios).

Porém para que essa recuperação muscular ocorra de maneira adequada é importante que tenhamos um consumo de alimentos específicos ao longo do dia, e com uma certa frequência ao longo da semana.

Quais são os alimentos que auxiliam na imunidade?

Os melhores alimentos para a imunidade são os anti-inflamatórios, ou seja, os alimentos que atuam regulando ou diminuindo a inflamação, para que ela não seja um processo danoso ao nosso organismo. Alimentos que são ricos em antioxidantes possuem essa capacidade, pois auxiliam na recuperação muscular modulando a inflamação e o estresse do organismo.

Esses alimentos são:

  • Frutas em geral como por exemplo laranja, acerola, mexerica, morango, uvas, manga, kiwi, maçã, pêra, goiaba, etc.
  • Legumes como por exemplo brócolis, chuchu, vagem, escarola, couve manteiga, etc.
  • Verduras e salada em geral como por exemplo alface, tomate, pepino, cenoura, rúcula, agrião, etc.
  • Grãos integrais como por exemplo aveia em flocos, aveia em flocos finos, farelo de aveia, arroz integral, etc.

Saiba como aumentar a sua imunidade | Blog Integral

Quais são os suplementos que auxiliam na imunidade?

Alguns suplementos podem auxiliar na resposta imunológica e contribuir para a recuperação muscular ou outros processos.

A Glutamina por exemplo vem se destacando como um suplemento que consegue modular a síntese de enterócitos e melhorar a função intestinal dos indivíduos, contribuindo para uma melhor resposta imunológica. Vale a pena ir mais além e conhecer em detalhes outros benefícios da glutamina.

O Reforz-C Immunity também pode contribuir muito na melhora da produção das células do sistema imune e na modulação da inflamação no organismo, graças aos seus ingredientes como zinco, vitamina D, E e A, própolis, magnésio e selênio.

O Vita Pure é uma outra estratégia importante, pois é um complexo de vitamínico que pode auxiliar, principalmente as pessoas que estão em dietas hipocalóricas ou que consomem pequenas quantidades de frutas, legumes e verduras ao longo do dia.

O Whey Protein também é um importante aliado, visto que sua proteína de alto valor biológico tem demonstrado já benefícios em modular a inflamação de pacientes.

Mais dicas em como aumentar a imunidade

  •         Atividades Físicas
  •         Hidratação
  •         Dormir bem
  •         Tomar sol todos os dias
  •         Evitar bebidas alcoólicas
  •         Evitar o uso do cigarro

Manter a atividade física constante, uma boa hidratação e um bom sono também são fatores que podem contribuir muito para a melhora da sua imunidade. Diversos estudos já mostraram que a falta de atividade física e poucas horas de sono podem diminuir nosso sistema imune e prejudicar a nossa recuperação muscular, e o combate de infecções virais.

Também é importante evitar o consumo de bebidas alcoólicas e de cigarros, pois eles podem inflamar ainda mais o nosso organismo, prejudicando a função do nosso fígado, pulmão, músculo e diversos outros tecidos.

Conclusão

Veja que a combinação de uma alimentação saudável com alguns suplementos pode funcionar muito bem para a melhora do sistema imune e também da recuperação muscular em nosso organismo, assim, conseguir aliar essas estratégias é muito importante.

Espero que tenham gostado pessoal! Continuem nos acompanhando para terem mais informações sempre. Sigam nossos canais no instagram @integralmedica e a Integral Tv no Youtube.

Abraços e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima