Dicas de como acelerar o Metabolismo | Blog Integral

Dicas de como acelerar o Metabolismo | Blog Integral

Entre as estratégias que temos atualmente para o emagrecimento, uma delas que os estudos científicos demonstram ter um importante papel é o metabolismo e suas funções energéticas. Ao que tudo indica, acelerar o metabolismo e fazer com que ele consiga ter um maior gasto de energia, pode ser interessante para o emagrecimento.

Isso ocorre pois, quando estamos em repouso, grande parte da energia utilizada em nosso organismo provém do tecido adiposo, assim, acelerar o metabolismo para emagrecer mais rápido parece fazer sentido do ponto de vista científico.

Nós já sabemos pelos estudos científicos que alguns órgãos tendem a gastar uma grande quantidade de energia ao longo do dia para manter as suas funções vitais, como por exemplo o coração, o cérebro, os pulmões, o intestino, o fígado e diversos outros.

 Porém esses órgãos não são grandes, do ponto de vista de quilogramas, como por exemplo o tecido muscular, que possui muito mais quilos e, consequentemente, consegue gastar quantidades expressivas de energia ao longo do dia.

Ou seja, quanto mais músculos você tem, maior será o seu gasto de energia ao longo do dia, e consequentemente o seu metabolismo será mais acelerado.

Como funciona o Metabolismo?

O nosso metabolismo funciona a partir de gastos de energia que as células precisam ter para executar as suas funções. Por exemplo, as células hepáticas em um determinado momento precisam trabalhar mais e, consequentemente, gastar mais energia, do que em outros momentos de menor na atividade (exemplo: após a ingestão de álcool seu fígado está trabalhando mais do que comparado ao momento sem a ingestão de álcool).

Outro exemplo é a célula muscular, quando não executamos nenhum treino, essa célula possui uma demanda menor e consequentemente gasta menos energia. Porém se realizarmos um treino bem intenso nesse dia, horas depois e até mesmo alguns dias depois, essa célula precisará regenerar as proteínas contráteis que foram quebradas durante o treino, além da síntese de diversas outras enzimas proteicas.

Ou seja, no dia do treino o seu corpo precisou trabalhar mais para reconstruir a musculatura, consequentemente esse excesso de trabalho aumenta a demanda metabólica e acelera o metabolismo.

Também é interessante notar que isso é verificado independentemente da idade da pessoa, ou seja, mesmo depois dos 30, 40 ou 45 anos, se você realizar treinos diariamente você está forçando o seu organismo a gastar mais energia e consequentemente está acelerando o seu metabolismo.

O que é a Taxa Metabólica?

A taxa metabólica de repouso (TMR) é um conceito utilizado para avaliar o gasto energético do nosso organismo em repouso para manter as funções vitais do corpo, isso quer dizer que se a sua TMR for de 1500 quilocalorias, significa que em repouso o seu organismo utiliza de maneira estimada, esse gasto energético para manter as funções vitais do seu corpo, como por exemplo o funcionamento do cérebro, coração, rins, fígado, intestino entre outros.

Porém, um grande raciocínio aqui é entender que o seu músculo também se enquadra em órgãos com função vital, ou seja, dentro do possível o seu organismo tentará manter as funções do músculo para gerar os processos de hipertrofia nele. É por isso que quanto maior a nossa massa muscular maior é a nossa ingestão alimentar ao longo do dia.

Por isso você vê com frequência homens com grandes massas musculares se alimentando a cada 2 ou 3 horas, pois a necessidade diária de energia é tão grande para manter toda essa massa muscular que o indivíduo precisa se alimentar com mais frequência e com grandes volumes.

Também é importante lembrar que essa estratégia de realizar treinos e fazer com que a sua musculatura tenha o processo de hipertrofia é a forma natural de acelerar o metabolismo.

Muitas pessoas ficam procurando remédios para acelerar o metabolismo, porém esquecem dos efeitos colaterais que todos os remédios podem ter, inclusive nesse caso, os efeitos indesejáveis de causar taquicardia e gerar complicações cardíacas e de saúde para a pessoa.

Dicas de como acelerar o metabolismo

  • Se hidrate
  • Faça atividade física
  • Durma bem
  • Reduzir o estresse
  • Se alimente de 3 em 3 horas
  • Consuma proteínas
  • Se movimente mais ao longo do dia
  • Se puder, utilize compostos bioativos estimulantes

Algumas dicas podem ajudar bastante você a acelerar o metabolismo, como por exemplo dormir bem. O sono é algo que negligenciamos em grande parte das vezes, porém ele é extremamente importante para restaurar as funções energéticas do nosso corpo, além de restaurar as funções químicas e estimular a recuperação muscular.

 Além disso, se alimentar com mais frequência e com maiores quantidades de proteínas pode ser uma estratégia interessante, uma vez que a proteína possui um efeito térmico alto comparado com os carboidratos e as gorduras.

Também é muito importante você, além de fazer os treinos diariamente na academia, se movimentar mais ao longo do dia. o fato de nos movimentarmos mais ao longo do dia gera um maior gasto energético em nosso corpo e, consequentemente, além de acelerar o metabolismo, gera uma perda de tecido adiposo, fazendo a pessoa emagrecer.

E, caso você não tenha nenhuma complicação clínica cardíaca, você pode utilizar compostos bioativos que são estimulantes e fazem o metabolismo acelerar, como a cafeína, gingerol e etc. Que também são conhecidos por se chamarem alimentos termogênicos, ou seja, que possuem a capacidade de produzir calor e aumentar o gasto energético do nosso organismo.

Em nosso blog temos dicas de alimentos termogênicos para você e também temos dicas de como utilizar a cafeína para acessar rapidamente essas dicas!

Conclusão

Você deve ter percebido que se manter ativo (a) é uma das estratégias mais valiosas que temos para acelerar o metabolismo, independentemente da idade em que nos encontramos.

Assim, busque sempre se movimentar, realizar treinos com frequência, e lembre-se de escolher alimentos para emagrecer de maneira mais regular, com maior ingestão de proteínas e, se puder, com a utilização de suplementos termogênicos para dar mais resultados para o seu metabolismo.

Espero que tenham gostado pessoal! Continuem nos acompanhando para terem mais informações sempre. Sigam nossos canais no instagram @integralmedica e a Integral Tv no Youtube.

Abraços e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima