O Ciclo menstrual e performance: Afeta o desempenho nos treinos?

 

Be7d0642e149b6fbbbd33cdaad28c3b97ad02793

Até poucas décadas atrás era comum que mulheres deixassem de participar de competições ou mesmo de realizar atividades físicas por se encontrarem no período menstrual. Somente com a criação dos produtos de higiene femininos, como os absorventes, que as mudanças se iniciaram.

Conquanto tais produtos permitem maior segurança e conforto à prática de atividades físicas e o corpo feminino não sofre somente mudanças externas. Durante tal período, o organismo da mulher pode sofrer mudanças em seu potencial físico e psicológico, variando de um caso para outro. Inúmeras pesquisas relatam a influência dessas alterações na prática de atividades físicas.

Durante o ciclo menstrual as taxas hormonais sofrem alterações. Segundo Bôcler (Apud Weineck, 2000), um ciclo menstrual é dividido em três fases:

– Fase Pós Menstrual (5º ao 11º dia): com a crescente taxa de estrogênio e maior secreção de noradrelina, observa-se uma melhora significativa na performance;

– Fase Intermenstrual (12º ao 22º dia): não há relatos na literatura sobre perda ou ganho de performance nesta fase (fase ovulatória);

– Fase Pré Menstrual (23º ao 28º dia): devido a influência do aumento nos níveis de progesterona, o desempenho pode sofrer uma redução. Há uma diminuição na capacidade de concentração e fadiga muscular e nervosa mais rápida (Keul ET AL 1974).

Assim, a performance da atleta pode variar de acordo com as fases do ciclo menstrual. Observa-se que o rendimento no treinamento de força é diferente nas diversas fases do ciclo menstrual. Na fase Pós Menstrual (maior taxa de estrogênio) o rendimento é melhor que na Pré Menstrual (aumento nos níveis de progesterona) na qual, as atletas ficam mais irritadas e menos pacientes com os treinos (Lebrun, 1995).

Nesse sentido, as fases ciclo menstrual podem afetar o desempenho de treinos feminios e, por conta disso,podem ser recomendados uso de suplementos para mulheres que sofram com irregularidaes menstruais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima