homens musculosos vencedores de campeonatos de fisiculturismo

Categoria Classic Physique Olympia 2023: quais as características?

Categoria Classic Physique Olympia 2023: quais as características?

 

O Olympia 2023 está chegando e queremos deixar você por dentro de cada detalhe sobre o evento. Por isso, hoje vamos falar da categoria Classic Physique Olympia, o maior evento de competição de fisiculturismo do planeta.

O que é a Categoria Classic Physique Olympia 2023?

 

A categoria Classic Physique do Olympia é uma divisão de competição do fisiculturismo que enfatiza uma estética clássica, lembrando os físicos dos fisiculturistas dos anos 1970 e 1980. Esta categoria foi criada para proporcionar uma alternativa ao fisiculturismo tradicional, que se tornou conhecido por fisiculturistas extremamente musculosos, muitas vezes com uma estética menos clássica.

Quando foi criada a categoria Classic Physique Olympia 2023?

 

A categoria Classic Physique do Olympia foi criada em 2016. Ela foi introduzida para proporcionar uma alternativa ao fisiculturismo tradicional e tem ganhado popularidade e se tornou uma parte importante do Mr. Olympia e de outras competições de fisiculturismo de prestígio.

Quais são as características da categoria Classic Physique Olympia 2023?

 

A categoria Classic Physique do Olympia 2023 foi criada para celebrar a estética atemporal do fisiculturismo, em contraste com a ênfase no tamanho extremo que é vista em outras divisões. Os critérios da categoria buscam recriar a estética dos ícones do fisiculturismo das décadas passadas, proporcionando uma abordagem mais equilibrada e esteticamente agradável para competição.

A Classic Physique tem algumas características importantes a destacar:

  • Proporção e simetria


    A ênfase é colocada na proporção e simetria do corpo do competidor. Isso significa que os músculos devem estar equilibrados em relação ao tamanho e forma, criando um visual harmonioso e agradável.

  • Tamanho muscular controlado


    Embora os competidores tenham músculos bem desenvolvidos, eles não devem ser excessivamente volumosos. O tamanho muscular é controlado mantido em um nível que permite que a estética clássica prevaleça. O objetivo é evitar a aparência excessivamente massiva do fisiculturismo moderno.

  • Linhas e formas


    A forma geral do corpo, incluindo a definição e a forma dos músculos é fundamental nesta categoria. Isso inclui músculos bem delineados, especialmente na região do abdômen, quadris, ombros e costas.

  • Gordura corporal reduzida


    Parece redundante, mas os competidores devem ter baixos níveis de gordura corporal para exibir uma definição muscular clara e nítida. A condição física e vascularização são valorizadas.

  • Altura e peso específico

     

    A categoria Classic Physique é dividida em classes com base na altura dos competidores. Cada classe tem limites de peso correspondente a altura para garantir que os competidores mantenham proporções equilibradas.

  • Trajes clássicos

     

    Os competidores usam trajes que se assemelham aos usados por fisiculturistas clássicos do passado. Esses trajes ajudam a reforçar a estética clássica da categoria.

  • Classic Physique

     

    Os competidores devem apresentar poses clássicas que realcem a beleza de seu físico e destaquem sua estética.

  • Atitude e elegância


    Além disso, os competidores são avaliados por sua atitude, elegância e presença de palco.

     

Quais são as poses do Classic Physique Olympia 2023?

Na categoria Classic Physique do fisiculturismo, os competidores realizam uma série de posições clássicas que são projetadas para destacar a simetria, a proporção e a estética do seu físico. As poses mais comuns são:

  • Posição frontal dupla Bíceps 

O competidor se posiciona de frente para os juízes e flexiona ambos os cotovelos com ombros em flexão e abdução, enquanto mantém os músculos do abdômen contraídos e as pernas estendidas.


Os juízes analisam diversos quesitos como:

A simetria e proporção entre os músculos superiores, incluindo os bíceps tríceps e deltoides;

Definição muscular e vascularização dos músculos;

Linhas e forma geral do corpo;

Contração dos músculos abdominais;

Estabilidade e postura.

 

  • Posição frontal clássica

Nesta pose, o fisiculturista destaca a estética clássica, mantendo os braços ao lado do corpo, com os abdominais contraídos e as pernas ligeiramente afastadas.

Os juízes analisam diversos quesitos como:

Simetria e proporção entre os grupos musculares superiores e inferiores;

Estética geral do corpo;

Contração dos músculos abdominais;

Postura elegante e equilíbrio.

  • Posição lateral dupla bíceps

O competidor fica de lado para os juízes e abduz ombros, flexionando ambos os cotovelos e ombros, enquanto mantém a perna mais próxima dos juízes estendida e a perna oposta flexionada. Isso destaca os músculos da perna, costas e bíceps.


Os juízes analisam diversos quesitos como:

Simetria dos músculos do braço, costas e pernas;

Definição muscular nas coxas, costas e braços;

Estética da linha de cintura;

Flexão elegante dos bíceps;

Contração dos músculos abdominais.

 

  • Posição lateral com perna estendida 

Nesta pose o fisiculturista se vira de lado para o público, estendendo uma perna e mantendo a outra flexionada para destacar a simetria do corpo.


Os juízes analisam diversos quesitos como:

Simetria geral do corpo;

Definição muscular e proporção dos músculos;

Postura, equilíbrio e elegância na apresentação da pose.

  • Posição tríceps

O competidor vira-se de costas para os juízes, estende um braço acima da cabeça e tenciona o tríceps ´para destacar a parte de trás do braço.


Os juízes analisam diversos quesitos como:

Definição e forma do músculo.

Simetria dos músculos dos braços e costas

Postura, incluindo a exibição do tríceps de maneira clara e elegante.

 

  • Posição costas

O fisiculturista se vira de costas para os juízes e destaca a simetria e definição dos músculos das costas, glúteo e pernas,

Os juízes analisam diversos quesitos como:

Definição e vascularização das costas;

Simetria e proporção dos músculos das costas, ombro e pernas;

Linhas musculares e a estética da porção de trás do corpo;

Postura e equilíbrio ao apresentar a pose.

 

  • Posição pernas

O fisiculturista mostra os músculos das pernas em várias poses, incluindo a posição frontal de pernas e a posição lateral de pernas. Isso destaca a definição muscular das coxas e panturrilhas.

 

Os juízes analisam diversos quesitos como:

Definição e proporção dos músculos das coxas e panturrilhas;

Estética geral das pernas;

Definição muscular das pernas enquanto destaca as pernas.

  • Posição abdômen e coxa

Nesta pose o competidor destaca os músculos abdominais, ao mesmo tempo em que tensiona as coxas. Isso realça a definição do núcleo e das pernas.

 

Os juízes analisam diversos quesitos como:

Definição muscular do abdômen;

Simetria da parte superior do corpo, incluindo ombros e peitoral;

Definição muscular das coxas;

Contração dos músculos abdominais;

Postura e equilíbrio.

 

Principais Referências da categoria Men’s Physique Olympia

 

Apesar de recentemente criada, a categoria Classic Physique Olympia já conta com algumas referências.

  • Chris Bumbstead

Chis Bumstead é um renomado fisiculturista canadense que se tornou uma figura proeminente no mundo do fisiculturismo.

Chris nasceu em 1984 e começou a se envolver no fisiculturismo desde jovem, demonstrou um talento natural e rapidamente se destacou.

Venceu o Mr. Olympia na categoria Classic Physique em 2016, 2017, 2018 e 2019 o colocando como figura relevante dentro do fisiculturismo. Chris é conhecido por seu físico clássico, que reflete bem o padrão da categoria que compete.

Além da sua carreira no fisiculturismo, Chris é influente nas redes sociais e nas plataformas de compartilhamento de fitness.

 

  • Arnold Schwarzenegger Fisiculturista

Arnold Schwarzenegger é uma das figuras mais icônicas do mundo do fisiculturismo. Ele nasceu em 30 de julho de 1947, na Áustria, e conquistou fama internacional em várias áreas ao longo de sua vida.

Ele começou a treinar na juventude e se mudou para os Estados Unidos na década de 1960. Arnold venceu o Mr. Olympia 6 vezes consecutivas na categoria clássica do fisiculturismo, a “Open Bodybuilding”, de 1970 a 1975, e depois novamente em 1980, ele é o grande responsável pela popularização do fisiculturismo no mundo. Após sua carreira no fisiculturismo, Arnold se tornou uma estrela de cinema, atuando em diversos filmes de ação durante décadas e até os dias atuais.

 

Categoria Classic Physique Olympia 2023: Atleta Integralmedica

O Brasil será representado por um grupo de alto nível. Somos a maior delegação de atletas no maior campeonato mundial de fisiculturismo e temos um representante na categoria Classic Physique.

  • Diego Galindo

Diego começou no fisiculturismo em 2016, conquistou seu Procard em 2019 e em 2023 está indo para sua primeira vez no Olympia na categoria Classic Physique Pro.

 

Principais informações do Olympia 2023:

O evento de 2023 ocorreu em Orlando, FL, de 2 a 5 de novembro. Para acompanhar o evento o site do Mr. Olympia disponibiliza o link de acesso e a plataforma pay-per-view.

 

Conclusão

Agora que está por dentro de como funciona a categoria Classic Physique Olympia 2023, coloque um lembrete no smartphone, encha a geladeira da academia com My Whey: Whey Protein Líquido, reúna os mutantes e vamos acompanhar cada minutos desse evento fenomenal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima