Caseína: O que é, para que serve, como consumir e benefícios - Blog Integral

Caseína: O que é, para que serve, como consumir e benefícios

As proteínas são macronutrientes essenciais durante o processo de crescimento muscular, e elas podem auxiliar tanto no ganho de massa muscular quanto na diminuição de gordura corporal, porém ter o conhecimento da qualidade da proteína bem como o tempo da sua digestão são fatores importantes para conseguirmos organizar a nossa dieta e alcançar nossos resultados.

Pois quando pensamos em aumento de massa muscular, um importante fator na oferta de proteínas é o seu timing, ou seja, de quanto em quanto tempo será ofertado essa proteína.

Ainda, sobre o emagrecimento nós temos o fato de gerar saciedade nos indivíduos, e a digestão da proteína pode exercer um papel fundamental nessa digestão mais lenta e, como consequência, aumentar a saciedade ao longo do dia.

Então papel e caneta na mão, pois iremos falar de um tipo de proteína que tem um papel importante no processo de emagrecimento e no aumento de massa muscular, confira comigo o texto abaixo.

O que é a caseína?

Para entendermos o que é a caseína, temos que imaginar um exemplo: se você pegar uma colher de vinagre e colocar dentro de um copo de leite, verá que ao longo do tempo o leite irá sofrer um processo de desnaturação das proteínas e terá a seguinte característica: ficará uma “parte mais líquida e uma parte mais concentrada de sólidos”, você consegue visualizar isso a olho nu, tranquilamente.

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Mas o que é isso?

Isso nada mais é do que a separação de algumas proteínas que existe dentro do leite, e dentre essas proteínas temos a caseína e o soro do leite (whey protein), então a parte sólida terá a caseína e a parte líquida terá Whey Protein, duas proteínas com características de absorção diferente, mas bem semelhantes em suas qualidades.

Como você pode ter visto, a caseína nada mais é do que uma proteína que é retirada de dentro do leite.

Para que serve a caseína?

Uma das principais características da caseína é a sua absorção mais lenta pelo organismo em relação ao Whey Protein, isso significa que se você tomar a mesma quantidade de caseína em forma de suplemento em relação ao whey protein, você absorverá de forma mais lenta a caseína.

Então vamos as dicas de como você pode tomar caseína da melhor forma possível:  se você deseja o aumento de massa muscular, uma das coisas que você não quer é estimular o catabolismo do músculo, ou seja, a quebra do músculo para fornecer energia para o seu corpo.

Então você precisa pensar no uso da caseína em momentos que você vai ficar várias horas sem se alimentar, por exemplo existem pessoas que não conseguem tomar o café da manhã e a primeira refeição é só o almoço, porém esse intervalo muito grande no período da manhã sem se alimentar pode gerar o catabolismo muscular.

Uma outra ótima dica é utilizar a caseína antes de dormir pois como ficamos várias horas dormindo sem se alimentar, podemos ter um catabolismo muscular durante esse horário.

Agora se o seu objetivo é o emagrecimento, a caseína pode ser utilizada nos lanches e cafés da tarde como uma estratégia de aumentar o aporte proteico do horário e aumentar a sua saciedade.

Vamos usar um exemplo para facilitar: se durante o lanche da tarde você colocar somente um iogurte com uma fruta, essa oferta de proteína do iogurte é muito pequena para gerar saciedade e garantir o anabolismo do seu músculo, então uma boa estratégia é complementar a proteína nesse horário exatamente com a suplementação de caseína, assim uma  boa oferta proteica para a construção do músculo e ainda para gerar saciedade.

Qual é a diferença entre caseína e whey protein?

A caseína é uma proteína de absorção lenta como nós já vimos, já Whey Protein é uma proteína de absorção rápida, ambos possuem ótimas qualidades, ou seja em quantidades de aminoácidos essenciais (que são os aminoácidos que o nosso corpo não produz e que precisamos obter através da alimentação e da suplementação).

As duas proteínas são bem semelhantes, a grande diferença entre elas é exatamente o tempo de absorção, então a caseína acaba sendo mais indicado em momentos que precisamos ter uma absorção mais lenta e garantir a oferta constante de aminoácidos para o músculo  para que ele tenha o processo de anabolismo.

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Quais alimentos possuem caseína?

Os alimentos com caseína são os alimentos fontes de leite e seus derivados, então podemos listar o próprio leite, mas também o iogurte e os queijos.

Para quem o consumo de caseína é indicado?

Para grande maioria das pessoas a caseína pode ser consumida sem problemas algum, porém para alguns indivíduos ela pode trazer pequenas complicações, isso ocorre principalmente para as pessoas que possuem alergia à proteína do leite, em grande parte das vezes essa alergia está associada à caseína.

Mas se você toma leite, iogurte ou comer queijos e não sente dificuldade nenhuma, muito provavelmente você não tem alergia a essas proteínas do leite, então a suplementação de cafeína não é um problema para você.

Como tomar a caseína?

A caseína não pode ser tomada com água ou até mesmo ser adicionada em uma vitamina com leite, isso vai depender da quantidade de proteína que nós precisamos naquele determinado horário, a melhor pessoa para fazer isso para você é um(a) nutricionista, pois ele(a) irá calcular a quantidade de proteína exata em cada horário e irá complementar  com a quantidade de caseína que precisar.

Mas para te dar um norte normalmente as quantidades podem variar de 25 a 50 g de proteína a cada 3 ou 4 horas,  ou seja se você almoçou ao meio-dia e agora no lanche da tarde vai tomar um suplemento de caseína,  será a quantidade que mostramos acima. A quantidade precisa para você deve ser calculada em torno do seu peso total, mas essas contas somente o (a) nutricionista pode te ajudar.

Afinal, a caseína faz mal ao organismo?

  • Pessoas com intolerância à lactose podem consumir caseína?

Pessoas com intolerância à lactose podem consumir a suplementação de caseína sem problemas algum, pois a intolerância à lactose não tem relação direta com a caseína.

Essa intolerância está relacionada a deficiência do organismo em metabolizar o carboidrato do leite, que é a lactose, já a caseína é a proteína do leite, ou seja, são coisas diferentes. E os suplementos de caseína não contém quantidades de lactose para gerar desconforto aos indivíduos com intolerância à lactose.

  • A caseína engorda?

Uma dúvida bem frequente das pessoas é se a caseína engorda, pois pensam que tomando esse suplemento vão ganhar muito peso e engordar. Mas é importante lembrar que a caseína é uma proteína, e as proteínas não geram aumento de peso em forma de gordura corporal, pode acontecer de você ganhar peso, mas esse peso será em forma de massa muscular, principalmente se você estiver treinando frequentemente.

Quais são os principais benefícios do consumo da caseína?

  • Alto valor nutritivo
  • Auxilia no fortalecimento dos ossos
  • Lenta absorção
  • Rica em proteínas

A caseína torna-se uma estratégia bem interessante para quem deseja ter mais uma opção de proteína de alto valor biológico na sua dieta, mas com uma absorção mais lenta, fornecendo aminoácidos essenciais ao longo de várias horas e mantendo a oferta de nutrientes para o músculo exercer o papel de reconstrução muscular.

Onde comprar caseína?

A caseína em forma de suplementação pode ser encontrada nas lojas de suplementos pelo Brasil, é sempre importante escolher uma marca que entrega uma matéria prima de altíssima qualidade, como é o caso da IntegralMédica, onde trabalhamos com a mais alta tecnologia de suplementos para te entregar o melhor produto possível.

Caso precise entender melhor quais alimentos são ricos em aminoácidos essenciais, para você conseguir usar as melhores fontes proteicas de alimentação e da suplementação, veja esse link aqui e esse aqui.

Conclusão

Veja que você consegue utilizar diferentes fontes de proteínas ao longo do dia e da sua dieta, tornando a dieta muito mais fácil de ser executada e principalmente, de conquistar os resultados que você deseja.

Espero que tenham gostado pessoal! Continuem nos acompanhando para terem mais informações sempre. Sigam nossos canais no instagram @integralmedica e a Integral Tv no Youtube.

Abraços e até a próxima!

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