cardio-em-jejum-blog-integral-capa

Cardio em jejum: O que é, benefícios e como fazer | Blog Integral

cárdio em jejum

O cardio em jejum é um tipo de treino de cardio de baixa intensidade enquanto em jejum. O aeróbico em jejum tem como finalidade forçar o organismo a oxidar mais gorduras e aumentar o gasto calórico do dia e tem duração de cerca de 30 a 60 minutos.

As estratégias de treino para emagrecimento têm evoluído bastante ao longo do tempo, um dos tipos de treinamento mais praticados no período de Cutting é o aeróbio em jejum (AEJ) ou também conhecido como cardio em jejum. O aeróbico em jejum tem como finalidade forçar o organismo a oxidar mais gorduras e aumentar o gasto calórico do dia

Se tratando de oxidação de gorduras os trabalhos em mostrando que ficar em jejum e realizar um exercício aeróbio não força o organismo a uma maior utilização de gorduras, porém esse treinamento gera um gasto energético que, ao longo do dia e das semanas, podem impactar na redução de gordura corporal através do déficit calórico. 

Assim, no período de cutting a prática do aeróbico em jejum tem ganhado cada vez mais adeptos com objetivo de aumentar o gasto calórico e favorecer o emagrecimento. Então prepare caneta e papel pois daremos várias dicas de como estruturar o seu cardio em jejum nesse post.

Banner Institucional Integralmédica | Blog Integral

O que é cardio em jejum?

O cardio em jejum é um tipo de treino em que se executa, normalmente, na esteira ou na bicicleta, e envolve uma baixa intensidade. São treinos com predominância aeróbia que são realizados por vários minutos (cerca de 30-60 minutos). Então basicamente a pessoa executa o treino em uma caminhada leve ou pedalando de maneira leve, pois o objetivo ali é estimular ao máximo o metabolismo aeróbio e fazer com que o mesmo utilize a gordura como fonte energética.

Essa é uma das grandes finalidades da execução do cardio com o objetivo de redução de gordura corporal.

Principais benefícios do Cardio em Jejum (AEJ)

– Cardio em jejum para perder barriga

– Cardio em jejum hipertrofia

– Cardio em jejum emagrece

– Cardio em jejum para melhorar a saúde

Não é somente pelo fato de realizar o cardio em jejum que o nosso corpo gera uma série de respostas benéficas, na verdade a principal estratégia está em realizar o exercício físico, seja em jejum ou alimentado

Os estudos demonstram que a prática regular de exercício físico pode favorecer o emagrecimento através do aumento do gasto calórico do dia, além disso essa frequência regular do exercício físico gera uma série de benefícios para nossa saúde, com uma melhor regulação da glicemia, melhora da sensibilidade à insulina, diminuição do colesterol ruim (LDL e vLDL) e aumento do colesterol bom (HDL), dentre diversos benefícios.

Assim, independente da maneira que iremos executar esse exercício, o importante é realizá-lo.

O que fazer antes e depois do cardio em jejum?

É importante que antes do cardio você não se alimente, pois, para ser caracterizado como cardio em jejum, você precisa realmente estar em jejum, de no mínimo 4 horas. Também é importante que você beba água antes e durante o cardio, pois essa água não vai interferir na oxidação de lipídeos e ainda pode te manter hidratado (a) e garantir um bom rendimento no treino.

Depois é importante você se alimentar corretamente, com carboidratos, proteínas e gorduras, em moderação, pois esse café da manhã ou refeição contribuirá para você não sentir muita fome posteriormente e, ainda, garante um início de recuperação para seu organismo.

O que comer depois de um cardio em jejum?

Após o treino de cardio em jejum é importante se alimentar para não começar a sentir muita fome ao longo do dia e no horário do almoço descarregar essa fome em alimentos industrializados. Sendo assim, faça o café da manhã normalmente após o aeróbico em jejum, de preferências para proteínas de boa qualidade como os ovos, iogurte, leite e até mesmo o Whey Protein, além disso inclui carboidratos complexos, para aumentar a sua saciedade ao longo da manhã, como por exemplo as frutas, aveia, granola, pães integrais e outros bons alimentos para emagrecer.

Cardio em jejum ajuda a emagrecer?

O cardio em jejum pode sim contribuir para o emagrecimento, pois com o cardio você aumentará o gasto calórico do dia, forçando o organismo ao emagrecimento, porém é importante lembrar que o processo de emagrecimento depende também da nutrição, ou seja, pouco adianta fazer o cardio em jejum e ingerir uma grande quantidade de quilocalorias ao longo do dia. Além do aeróbio em jejum é importante regular a quantidade calórica ingerida ao longo do dia.

Quantos minutos de cardio em jejum?

Habitualmente o cardio em jejum é executado em torno de 30-60 minutos. Tempos menores não serão vantajosos, pois o gasto de energia será pequeno e a oxidação de gorduras também.

Quais são os riscos e cuidados para praticar cardio em jejum?

Durante a prática do cardio em jejum é importante se atentar a intensidade do exercício, pois dependendo de quantas horas você estiver em jejum, pode ser que tenha pequenas reservas somente de glicogênio muscular e hepático, assim, aumentar a intensidade do exercício ou até mesmo prolongar o tempo do cardio por várias horas pode não ser uma boa estratégia, uma vez que isso irá recrutar uma maior utilização de glicose do seu organismo, e para isso ele precisará ter reservas suficientes de glicogênio.

Lembre-se também que durante o emagrecimento é muito importante ter fome e aprender a controlar sua fome, com algumas estratégias, inclusive com a ingestão de fibras na sua dieta. Se você quer saber como melhorar a sua fome em períodos de emagrecimento, clica aqui. Se você também quer aprender quais os tipos de carboidratos complexos e suas fibras, clica aqui.

Conclusão

O cardio em jejum pode ser uma estratégia interessante no emagrecimento e na melhoria da qualidade de vida e saúde, porém é importante se atentar com a intensidade do exercício, bem como os sinais de fome e saciedade ao longo do dia.

Espero que tenham gostado pessoal! Continuem nos acompanhando para terem mais informações sempre. Sigam nossos canais no instagram @integralmedica e a Integral Tv no Youtube.

Abraços e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima