Carboidrato de alta e lenta absorção, qual é o melhor para o esporte? | Blog Integral

Carboidrato de Alta e Lenta Absorção, qual é o melhor? | Blog Integral

Depende do momento que será consumido, com o que será consumido e quem irá consumi-lo.

Para entender melhor é preciso saber alguns conceitos…

O índice glicêmico (IG) é uma classificação dos carboidratos nos alimentos e como eles afetam os níveis de glicose no sangue.

Alimentos com alto índice glicêmico são absorvidos mais rapidamente e liberam carboidratos mais rapidamente para o músculo. Isso é ótimo se você estiver procurando uma fonte de energia durante o exercício ou se estiver procurando uma síntese rápida de glicogênio após o exercício para recuperação.

Alimentos com baixo índice glicêmico causarão menos distúrbios nas concentrações de glicose no sangue e isso é, por definição, verdade. Porém, durante o exercício físico, se a fonte de carboidrato pré treino foi de alto ou baixo IG, parece não afetar tanto a glicose no sangue.

www.integralmedica.com.br/?utm_source=Blog&utm_medium=banner&utm_campaign=banner_integral_generico&utm_content=Banner-Integral-Generico

Quando consumimos o carboidrato com outros alimentos, como proteínas e gorduras e isso mudará a velocidade de absorção do carboidrato. Por isso, quantidades relativamente pequenas de gordura a um carboidrato de alto IG pode auxiliar na sua redução de absorção caso esse seja o objetivo.

O IG para qualquer alimento pode variar consideravelmente entre os indivíduos, como em um indivíduo diabético comparado a um não diabético, por exemplo, ou até mesmo a microbiota individual de cada pessoa.

O índice glicêmico é frequentemente usado para categorizar os alimentos em “bons” ou “ruins”. Normalmente, o IG alto é classificado como ruim e o menor como bom. Esse pensamento está errado. Se um alimento é bom ou ruim (prefiro dizer apropriado, ou não) depende do contexto e do indivíduo. Não generalize!

João Pinheiro

@joaopinheironutri

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima