bioimpedância

A Bioimpedância: o que é, importância e quem deve fazer o exame

A bioimpedância é um teste que avalia a quantidade de diversos tecidos em nosso corpo como por exemplo a água, gordura corporal, músculos e diversos outros tecidos.  

Bioimpedância e testes de avaliação física são extremamente importantes pois eles podem mostrar o que realmente o nosso corpo possui.

Por exemplo, você vai em algum local e se pesa, aquele peso não indica necessariamente sua condição de saúde atual nem muito menos da sua estética, afinal de contas aquele peso é o total que o seu corpo possui.

Mas nós não sabemos dentro desse peso o que é quantidade de gordura e o que é quantidade de massa livre de gordura (músculos, por exemplo), ou seja, se ao longo de um ou dois meses você perdeu ou aumentou o seu peso não indica necessariamente que seu resultado foi bom.

Afinal de contas, seu objetivo pode ser o emagrecimento mas ao longo  desse tempo você pode ter perdido massa muscular e prejudicar o seu resultado.

Exatamente por isso que os testes de avaliação de composição corporal são tão importantes eles podem mostrar dentro do seu peso qual é a quantidade de gordura e também de massa muscular.

Assim, ao longo de alguns meses, nós podemos avaliar se essa massa muscular foi aumentada ou diminuída e tirar nossas conclusões.

Dentre várias ferramentas que temos uma delas é de fácil acesso e muito rápida de ser utilizada, então eu te convido agora a continuar lendo o post pois vamos te passar exatamente qual é essa ferramenta e como ela funciona, bem como algumas outras informações que permitam que você entenda a ferramenta e consiga usá-la no seu dia a dia.

Banner Institucional Integralmédica | Blog Integral

O que é bioimpedância?

o que é bioimpedância

A bioimpedância é um teste que avalia a quantidade de diversos tecidos em nosso corpo como por exemplo a água, gordura corporal, músculos e diversos outros tecidos.

O teste faz isso através de uma condução elétrica em nosso corpo, essa condução pode ser mais facilitada ou menos facilitada quanto maior a quantidade de água e de íons no tecido mais facilitada essa condução, o oposto também ocorre.

Resumindo, tecidos como a gordura corporal que contém baixíssima quantidade de água e de íons encontram mais resistência na condução elétrica em comparação com outros tecidos como o músculo que possui quantidades maiores de água e de íons.

Quem faz o exame de bioimpedância?

Normalmente quem faz o exame de bioimpedância são os profissionais de saúde (nutricionistas, profissionais de educação física, médicos, fisioterapeutas).

Pois são profissionais que aprenderam na universidade a utilizar a ferramenta e interpretar os resultados. Porém, qualquer pessoa pode comprar o aparelho e interpretar os resultados na sua casa.

Quem deve fazer o exame de bioimpedância

Pessoas que praticam atividade física e querem saber a composição do seu corpo, seja qual a quantidade de gordura corporal e de massa muscular que elas possuem, são públicos que devem fazer o exame.

O exame acaba sendo bem importante na hora de ver os resultados tanto da alimentação quanto dos treinos, afinal de contas, o exame vai te mostrar se ao longo dos meses a quantidade de gordura corporal e de massa livre de gordura está se alterando.

Quem não deve fazer o exame de bioimpedância

Quem não deve fazer o exame são pessoas com algum objeto metálico dentro do corpo (como placas, por exemplo), além de usuários de marca-passo, ou até mesmo gestantes.

Essas pessoas não devem fazer o exame pois o mesmo pode mostrar um resultado errado, as gestantes por exemplo acabam acumulando uma quantidade muito grande de água no corpo e isso pode interferir nos resultados da condução elétrica.

Qual a importância do exame de bioimpedância

O exame de bioimpedância torna-se bem importante para avaliarmos a sua evolução, pois somente a alteração na mudança de peso corporal acaba sendo pouco confiável.

Com a bioimpedância nós conseguimos avaliar a quantidade de tecidos dentro do corpo, ou seja, de massa livre de gordura e de gordura e, assim, conseguimos acompanhar ao longo dos meses as mudanças nesses tecidos.

O exame de bioimpedância é confiável?

O exame de bioimpedância pode ser confiável sim, contanto que o paciente siga todas as recomendações necessárias antes de realizar o teste. Caso um paciente não siga as recomendações, a chance de o resultado não ser verdadeiro é grande.

Exatamente por isso que alguns profissionais de saúde preferem não utilizar a bioimpedância, uma vez que aquele resultado do teste será dependente totalmente do paciente e do quanto ele seguiu as instruções para realização do teste.

Porém se o paciente seguir as instruções os estudos vêm mostrando que o resultado é sim confiável e que podemos utilizar na prática clínica.

Entenda como é feito o exame de bioimpedância

O teste é feito de uma forma muito prática, rápida e pode ser feito de duas maneiras.  No caso de alguns aparelhos o paciente deita em uma maca, e o profissional coloca tanto na mão quanto nos pés alguns “adesivos” com eletrodos.

Após isso o paciente continua deitado e o teste é iniciado, em momento algum o paciente sente qualquer desconforto e após alguns poucos minutos o teste é finalizado.

A segunda maneira de realizar teste é com o paciente em pé, o mesmo sobe em uma balança com os pés descalços e segura em duas hastes com as suas mãos e com os braços um pouco elevados (semelhante a posição de andar de patinete), após isso é iniciado o teste, o paciente permanece em pé por poucos minutos e logo após o mesmo é finalizado sem o paciente sentir qualquer desconforto.

O que pode ser medido pelo exame de bioimpedância

  • Massa livre de gordura
  • Massa gorda
  • Taxa metabólica basal
  • Idade Metabólica
  • Água corporal total
  • Quantidade de massa livre de gordura e de massa gorda separada por segmentos

Além da vantagem do teste de bioimpedância ser rápido e prático e não causar qualquer desconforto nos pacientes, existem outras vantagens como, através dos resultados, conseguirmos determinar a taxa metabólica basal do paciente, ou seja, a quantidade de energia que o seu corpo gasta para sobreviver.

Além disso, também conseguimos avaliar a quantidade de água corporal total e podemos analisar se o paciente possui baixa ou alta quantidade de água no corpo.

Outra vantagem da dança é que além de mostrar a quantidade de massa livre de gordura e de massa gorda em nosso corpo, o teste permite fazer uma avaliação por segmentos, ou seja, mostrando a quantidade de gordura nos membros superiores do nosso corpo, na região central (abdômen, por exemplo), e também nos membros inferiores.

Tabela de bioimpedância: saiba como interpretar o resultado do exame

Resultado Interpretação do resultado
Peso É a quantidade total de quilogramas em seu corpo.
Massa livre de gordura É a quantidade de todos os tecidos (menos gordura) em seu corpo, isso inclui músculo, água, ossos, órgãos, pele e etc.
Massa gorda É a quantidade de gordura em seu corpo.
Taxa metabólica basal Corresponde a quantidade de energia mínima que seu corpo precisa para sobreviver e manter a função dos órgãos (cérebro, pulmão, coração, etc)
Água corporal total É a quantidade de água em seu corpo.
Quantidade de massa livre de gordura e de massa gorda separada por segmentos Mostra a quantidade de gordura ou de massa livre de gordura em segmentos do seu corpo, como os membros superiores, inferiores e até na região abdominal.

Como se preparar para o exame de bioimpedância

  • Não ingerir bebidas alcoólicas
  • Fazer jejum de 4 horas
  • Não ingerir bebidas diuréticas
  • Não realizar exercícios físicos por 12 horas

Como vocês puderam perceber, o teste de bioimpedância tem a vantagem de ser rápido e prático, porém a desvantagem de depender de algumas instruções para serem feitas antes da realização do teste.

Ainda, nesse post vimos da importância de uma avaliação física para saber de fato a quantidade de gordura e de músculos que temos em nosso corpo e a evolução desses componentes com a dieta e os treinos.

Mas se você está perdido (a) em como se alimentar melhor e quais os melhores tipos de exercícios para o seu objetivo, acompanhe nosso canal no Youtube, a Integral Tv, lá você aprenderá dicas de treinos para potencializar seus resultados, bem como dicas de alimentação e de suplementação.

Conclusão sobre a Bioimpedância

Lembre-se que o teste de avaliação física é extremamente importante para que você consiga acompanhar os resultados, para você, seu nutricionista e seu personal trainer acompanharem se a dieta e os treinos estão sendo bem executados e estão dando resultados.

Somente com o seu peso corporal é muito mais difícil saber se a dieta e o treino estão sendo eficientes. Espero que tenham gostado pessoal! Continuem nos acompanhando para terem mais informações sempre.

Abraços e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima