Beta-alanina: O que é, para que serve e benefícios | Blog Integral

Beta-alanina: O que é, para que serve e benefícios

Um dos suplementos que está em alta no mundo fitness é a Beta-alanina. Inclusive a Beta-alanina é um dos suplementos com maior comprovação científica no quesito efeitos positivos e até segurança. Para você conseguir extrair o máximo desse suplemento, fizemos o passo-a-passo de como utilizar a Beta-alanina.

O que é Beta-alanina?

Ao ser ingerida, a beta-alanina entra na musculatura e se junta com outro aminoácido chamado de L-histidina. A junção desses dois aminoácidos forma um dipeptídeo chamado de carnosina, a carnosina, em sua estrutura química, possui um anel chamado de anel imidazólico, e é exatamente esse anel que os estudos mostram que possui efeito de inibir os íons de hidrogênio ou de inibir os agentes oxidantes.

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Para que serve a Beta-alanina?

Diversos estudos científicos vêm mostrando o efeito benéfico da carnosina na diminuição da fadiga muscular. Essa diminuição ocorre principalmente pela capacidade da carnosina de tampar a atuação dos íons de hidrogênio e fazendo com que o músculo diminua sua acidose e, consequentemente, melhore a resistência a fadiga muscular. Nós já sabemos que uma das causas da fadiga muscular durante os exercícios de alta intensidade são os acúmulos de íons de hidrogênio (H+), que geram a acidose muscular (sensação de queimação durante o exercício) e, consequentemente, levam a pessoa a fadiga muscular.

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Quais são os benefícios da Beta-alanina?

Aumento da força muscular

A suplementação com beta-alanina auxilia no aumento do volume de treino de força, ou seja, com a suplementação de beta-alanina é possível se recuperar mais rapidamente entre uma série e outra, o que permite um volume maior de treino, uma maior manutenção da carga de treino entre uma série e outra, aumentando assim a força muscular.

Combate à fadiga muscular nos exercícios em alta intensidade 

Uma das principais adaptações para quem realiza exercícios em alta intensidade é a fadiga muscular. Nós já sabemos que uma das causas da fadiga muscular durante os exercícios de alta intensidade são os acúmulos de íons de hidrogênio (H+), que geram a acidose muscular (sensação de queimação durante o exercício) e, consequentemente, levam a pessoa a fadiga muscular. A suplementação com Beta-alanina auxilia na diminuição da fadiga muscular decorrente do exercício intenso.

Auxiliam nos treinos mais intensos

Com uma maior capacidade de resistir a fadiga suplementando com Beta-alanina, é possível aumentar o volume de treino feito em alta intensidade. Ou seja, é possível se fazer mais Sprints (tiros) em alta intensidade, ou até mesmo manter o mesmo número de tiros que seria feito sem a suplementação com beta-alanina, porém com a suplementação a intensidade dos sprints será mantida, mesmo que sejam feitos vários tiros.

Melhora de desempenho

Os treinos em alta intensidade são fundamentais para qualquer objetivo, seja estético, como perder peso ou ganhar massa muscular, ou esportivos, como melhorar a performance em esportes de resistência, lutas, entre outras modalidades esportivas. Como a suplementação de Beta-alanina melhora o desempenho nos treinos em alta intensidade, é possível afirmar que a suplementação com beta-alanina é eficiente para melhorar o desempenho de qualquer modalidade esportiva ou qualquer objetivo.

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O Beta-alanina possui algum efeito colateral?

O único efeito colateral que os estudos mostram é o que chamamos de parestesia.  Essa parestesia nada mais é do que uma coceira (sensação de formigamento) que pode ser nos braços, no rosto ou nas costas. Porém é importante lembrar que a parestesia não causa nenhum mal à saúde, nenhum estudo mostrou até o momento prejuízos na saúde em indivíduos que suplementam com beta-alanina.

Como consumir a Beta-alanina Integralmédica?

A suplementação de beta-alanina deve ser utilizada diariamente, seja nos dias de treino, seja nos dias de descanso, pois a sua suplementação é considerada crônica, ou seja, você precisa suplementar por diversos dias para a beta-alanina acumular no músculo e aumentar as quantidades de carnosina.

Perguntas Frequentes sobre a Beta-alanina

Após quanto tempo a Beta-alanina faz efeito?

O efeito da Beta-alanina é crônico, ou seja, demora um tempo para aparecer. Alguns trabalhos demonstram que a partir de 4 semanas já podemos observar efeitos positivos com a beta-alanina.

Qual o melhor horário para tomar a Beta-alanina?

Não existe melhor horário para seu uso, já que o efeito é crônico. E para evitar o efeito da parestesia, é indicado que a dose diária seja fracionada em pelo menos 2 períodos. 

Quem não pode consumir Beta-alanina?

Não existe nenhuma contraindicação para o uso de beta-alanina.

Pode consumir Beta-alanina com Creatina?

Sim. Inclusive estudos demonstram que associar Beta-alanina com creatina otimiza os ganhos de força muscular.

A Beta-alanina possui cafeína?

Não, Beta-alanina não tem nenhuma relação com a cafeína.

Conclusão

Beta-alanina é um excelente suplemento para melhorar o desempenho nos treinos em alta intensidade, especialmente pela redução da fadiga, o que pode otimizar os ganhos de força e massa muscular.

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