BCAA POWDER: Benefícios para melhor recuperação e performance

Rogero e Tirapegui (2008) citam que os aminoácidos são as unidades básicas da composição de uma proteína, sendo que em humanos saudáveis, nove aminoácidos são considerados essenciais, uma vez que não podem ser sintetizados endogenamente e, portanto, devem ser ingeridos por meio da dieta. Os autores ainda citam que dentre os aminoácidos essenciais, três recebem destaque, os chamados aminoácidos de cadeia ramificada: leucina, valina e isoleucina, também conhecidos como Branched-chain amino acid (BCAA).

aminoacidos | Banner integralmedica

Os BCAA’s são fundamentais na dieta devida a sua regulação na síntese protéica muscular através da ativação da proteína mTOR (especialmente a Leucina) e também na diminuição do catabolismo muscular, favorecendo assim um ambiente anabólico e a hipertrofia muscular. Fora isso, exercícios exaustivos podem acarretar em queda na diminuição dos níveis de glicogênio muscular e hepático, mesmo com a suplementação com carboidratos, e assim diminuir os níveis de glicose, afetando assim o sistema nervoso central e periférico, e causando fadiga muscular. Isso se dá ao fato de que com a diminuição dos estoques de glicogênio, o organismo começa a utilizar outros substratos como fontes energéticas, como os BCAA’s, sendo utilizados pelo tecido muscular, aumentando assim sua oxidação. Os BCAA’s utilizam a mesma via de ligação que o triptofano livre para penetrar na barreira hemato-encefálica, ou seja, eles competem entre si. Assim, a entrada de triptofano no SNC é controlada pela razão plasmática triptofano livre:BCAA’s. Assim, quando aumenta a oxidação dos BCAA’s decorrente do exercício intenso, os níveis de BCAA’s diminuem e aumenta a disponibilidade de triprofano, o  que conseqüentemente aumenta a síntese do neurotransmissor serotonina no SNC. Esse aumento da serotonina durante o exercício físico tem sido fortemente relacionado com o acometimento da fadiga central, atuando também no humor, regulação do sono, distúrbios de apetite e até alterações na percepção subjetiva de esforço (sintomas de overtraining). (Rogero e Tirapegui, 2008; Biesek et al., 2010; Lancha Jr et al, 2012; Howatson et al, 2012)

Fora isso atletas de alto rendimento realizam sessões desgastantes de treinamento, necessitando de uma recuperação mais rápida e ainda reforçar suas defesas imunológicas provocadas pelo treinamento desgastante. Estudos também evidenciam que o BCAA acelera a recuperação pós-treino, permitindo assim que o atleta tenha condições de realizar um treinamento de alta intensidade na sua próxima sessão de treino, como demonstrado na Figura 7.

 

BCAA Powder

Figura 7. Excelente estudo publicado por Howatson et al (2012) no Journal of the International Society of Sports Nutrition. Os resultados demonstram que a suplementação com BCAA amenizou a diminuição da força máxima (MCV – Contração Voluntária Máxima) após o esforço, assim como amenizou o processo de dor muscular (Muscle Seroness) e o aumento da CK. Isso demonstra a forte relação do BCAA com a recuperação muscular.

E por fim, estudos recentes apontam que o BCAA também melhora a funcionalidade do sistema imunológico, função essa vital para praticantes de exercícios intensos ou de longa duração, já que é comum que esses atletas sofram uma imunossupressão (perda da funcionalidade do sistema imunológico). (Rogero e Tirapegui, 2008; Biesek et al., 2010; Lancha Jr et al, 2012; Howatson et al, 2012).

A INTEGRALMÉDICA desenvolveu o BCAA Powder VO2, versão em pó indicada para uma absorção mais rápida para os praticantes de endurance.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima