BCAA antes ou depois do treino? | Blog Integral

Suplementação com BCAA antes ou depois do treino?

Os aminoácidos sempre tiveram papel de destaque quando falamos em exercício físico, pois os mesmos podem atuar em diversas funções e executar papéis importantíssimos para o organismo, essas funções podem ir desde auxílio em respostas fisiológicas da musculatura ou até mesmo sinalização para outros órgãos, como por exemplo o cérebro, e melhores respostas durante o exercício físico.

O que é BCAA?

A sigla BCAA nada mais significa do que a nomenclatura de aminoácidos de cadeia ramificada (Branched-Chain Amino Acids = BCAA), ou seja, são aminoácidos que possuem uma cadeia quimicamente falando ramificada. São três os tipos de aminoácidos de cadeia ramificada, dentre eles temos a leucina, a isoleucina e a valina.

www.integralmedica.com.br/?utm_source=Blog&utm_medium=banner&utm_campaign=banner_integral_generico&utm_content=Banner-Integral-Generico

Para que serve o BCAA?

Os aminoácidos de cadeia ramificada possuem um grande papel quando falamos da musculatura, pois quando analisamos a composição dos aminoácidos que estão presentes nas estruturas do músculo temos que cerca de 30% desses aminoácidos são os de cadeia ramificada.

Sendo assim, toda vez que pensamos em musculatura é importante nos atentarmos com a quantidade e a qualidade das proteínas e dos aminoácidos que são ofertados para o corpo, uma vez que essa qualidade e quantidade pode influenciar na melhor reconstrução e recuperação muscular.

Benefícios do BCAA

Muitas vezes ao longo do dia, na nossa rotina corrida e cansativa, nós não conseguimos realizar refeições a cada três horas de maneira adequada, tendo assim um prejuízo na recuperação muscular e em todas as respostas fisiológicas que o músculo pode nos fornecer, como por exemplo aumentar o gasto de energia ao longo do dia e gastar mais calorias vendas da nossa gordura corporal. Assim, a suplementação de BCAA pode ser interessante para repor as deficiências de aminoácidos de cadeia ramificada que não conseguimos atender com a má alimentação.

Além disso, os BCAAs podem estimular a hipertrofia muscular e fazer com que tenhamos um maior desenvolvimento da musculatura. Os estudos também revelam que a suplementação de BCAA pode aumentar a oxidação de gorduras no músculo e no fígado e também auxiliar na melhora do rendimento físico durante os exercícios exaustivos.

Consumir BCAA antes ou depois do treino?

  • BCAA antes do treino

A estratégia de consumir a suplementação de BCAA antes do treino pode ser usada para dois motivos: o primeiro é fazer com que esses aminoácidos gerem uma sinalização no nosso sistema nervoso central e consigam retardar a fadiga do exercício físico, fazendo com que o indivíduo consiga executar melhor os seus treinos. 

A segunda razão para suplementação de BCAA antes do treino envolve o aporte de aminoácidos para o músculo e uma chance menor de catabolismo muscular durante o exercício físico, fazendo com que não se tenha tanta perda de massa muscular ao longo das semanas.

  • BCAA depois do treino

Já o consumo de BCAA após o treino envolve a melhor recuperação do músculo, ou seja, após uma sessão de treino extensa nosso músculo precisa se recuperar devido ao stress que o mesmo sofreu, e o processo de recuperação envolve a entrada de aminoácidos do sangue para a célula muscular fazendo com que o processo de síntese de proteínas no músculo e, consequentemente, a hipertrofia muscular.

BCAA antes ou depois do treino? | Blog Integral

Quais são os tipos de BCAAs?

Os BCAAs podem ser encontrados de três tipos:

1) em sua forma íntegra através da proteína;

2) em pó;

3) em cápsulas.

BCAA de forma íntegra: Quando fazemos a ingestão de uma proteína na grande maioria das vezes nós também estamos ingerindo os aminoácidos de cadeia ramificada juntos, afinal de contas uma proteína é formada por vários aminoácidos, dentre eles os de cadeia ramificada.

BCAA em pó: Também existe o BCAA em pó, onde temos de forma isolada a leucina, a isoleucina e a valina. Essa forma pode ser interessante para quem deseja consumir esses aminoácidos em específico em algum momento e ao mesmo tempo tem dificuldades da ingestão de cápsulas.

BCAA em cápsulas: Os BCAAs em pó também podem ser encontrados dentro de cápsulas, é o mesmo raciocínio do exemplo anterior, onde a pessoa deseja consumir esses aminoácidos em específico, porém aqui temos a vantagem de saber exatamente a quantidade de aminoácidos que vamos ingerir, uma vez que as cápsulas já vêm com quantidades padronizadas.

Para quem o BCAA é indicado?

Os BCAAs são indicados para quem deseja aumentar a massa muscular e também para quem deseja diminuir a gordura corporal. Eles também podem ser uma estratégia interessante para quem faz treinos intensos ou treinos mais longos.

Se além do BCAA você deseja complementar a sua suplementação para ganhar peso, leia esse post aqui.

Conclusão

Veja que o BCAA tem um papel muito diversificado em nosso organismo eles podem auxiliar o aumento de massa muscular, mas também podem auxiliar na redução de gordura corporal e também na melhora do desempenho durante os treinos.

Espero que tenham gostado pessoal! Continuem nos acompanhando para terem mais informações sempre. Sigam nossos canais no instagram @integralmedica e a Integral Tv no Youtube.

Abraços e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima