batata doce

Batata Doce: Benefícios e nutrientes para musculação

A Batata Doce é um dos alimentos mais utilizados por praticantes de musculação, especialmente por se tratar de um carboidrato de baixo índice glicêmico, sendo uma ótima fonte de energia e principalmente uma excelente fonte de carboidratos para quem deseja aumentar a sua massa muscular sem acúmulo de gordura. 

Para que serve a batata doce?

A batata doce é um alimento rico em carboidratos, utilizada principalmente por pessoas que praticam a musculação e desejam aumentar sua massa muscular, evitar o catabolismo e manter o tônus muscular, mesmo em dietas de emagrecimento. Também é uma excelente opção para quem está de dieta, pois por se tratar de um alimento rico em fibras, aumenta a saciedade.

benefícios da batata doce

Quais os benefícios em consumir a batata doce?

– Atua como energético

A batata doce é um alimento à base de carboidratos de baixo Índice Glicêmico (IG). Esse baixo IG faz com que esse carboidrato seja “digerido” lentamente pelo organismo, disponibilizando glicose (energia) por mais tempo.  

–  É uma ótima opção para o desjejum

Por ser fonte de fibras e de carboidratos de baixo índice glicêmico, a energia (glicose) liberada pela ingestão de batata doce é prolongada, sendo que, logo pela manhã, essa liberação gradual de energia irá beneficiar todo o restante do dia do praticante de atividade física, especialmente porque ficamos em jejum durante a noite, sendo imprescindível que reponha a energia utilizada durante o sono.

– Age como antioxidante

A batata doce é um alimento rico em compostos bioativos e atividade antioxidante, sendo um alimento rico em um antioxidante chamado beta-caroteno. Ou seja, a ingestão de batata doce auxilia na diminuição do estresse provocado pela atividade física intensa e acelera o processo de recuperação para os próximos treinos.

Banner Institucional Integralmédica | Blog Integral

– Controla o estresse

As batatas possuem uma boa quantidade de magnésio em sua constituição. Magnésio é um mineral que atua fortemente no relaxamento, sendo um potente anti-stress.

– Controla os níveis de açúcar no sangue

Por se tratar de um alimento rico em carboidratos de baixo índice glicêmico (IG), a liberação de glicose após o seu consumo para o organismo é lenta, evitando assim picos de glicemia.

Esses picos de glicemia durante o dia são os vilões para a saúde, pois aumentam o risco de diabetes e também do acúmulo de gordura. Ou seja, a batata doce não promove picos de glicemia, inclusive auxiliando na regulação da glicemia (açúcar no sangue) e melhorando a saúde.

– Melhora o metabolismo

Uma das maneiras de aumentarmos o nosso metabolismo, ou seja, gastamos mais calorias durante o dia, é o consumo de carboidratos de baixo índice glicêmico, como a batata doce.

Ao contrário do que muita gente pensa, não consumir alimentos (ficar em jejum) não aumenta o metabolismo, pelo contrário, faz nosso organismo poupar mais energia para viver. 

bata doce musculação

Quais vitaminas existem na Batata Doce?

– Composição Nutricional da Batata Doce

A batata doce é um alimento rico em antioxidantes, além de ter em sua composição nutricional grandes quantidades de importantes vitaminas, como vitamina A, Vitamina C, vitaminas do complexo B, além de fibras, potássio, manganês, entre outras vitaminas e minerais. 

Quais as variedades da Batata Doce?

A principal variação está nas cores, sendo encontrada nas cores roxa, amarela, laranja, branca, vermelha, rosa e violeta. Outra característica está na forma de ingestão, podendo ser consumida frita, cozida, assada ou feita no vapor. 

Como consumir a Batata Doce?

A batata doce pode ser consumida cozida, assada ou na forma de doces. Para quem faz musculação, é uma excelente fonte de carboidratos e energia para quem deseja melhorar a performance e principalmente o ganho de massa muscular. 

Para quem busca emagrecimento, o consumo de batata doce irá ser de grande importância, pois por ser um carboidrato de baixo Índice Glicêmico (IG não acumula gordura como os carboidratos de alto IG (como açucares), ajudando a manter o tônus muscular em dietas hipocalóricas. 

Fora que é um alimento rico em fibras e antioxidantes, aumentando a saciedade e melhorando a saúde.

bata doce massa

Qual o melhor horário para comer batata doce?

Por ser um carboidrato de excelente qualidade, rico em fibras, vitaminas e antioxidantes, pode ser consumido em qualquer momento do dia, tanto em refeições intermediárias como nas refeições principais. 

A única ressalva vai para seu consumo pré-treino, pois, por ter uma grande quantidade de fibras, pode causar desconforto se for ingerida imediatamente antes do treino.

Conclusão

A batata doce é um excelente alimento, rico em fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes. Por ser uma grande fonte de carboidratos de baixo índice glicêmico, é muito utilizado por praticantes de musculação que desejam aumentar a sua massa muscular, acelerar o processo de recuperação e manter o tônus em dietas de emagrecimento.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima