Amplitude de Movimento | Blog Integral

O que é a Amplitude de Movimento em um Treino?

Um dos temas mais controversos da musculação é a amplitude de movimento, pois, muitas vezes, ao aumentar a amplitude de movimento, um exercício pode se tornar inadequado para uma pessoa com um determinado encurtamento muscular.

O que é a Amplitude de Movimento em um Treino?

Como o próprio nome já diz, amplitude de movimento traduz o grau de amplitude que uma ou mais articulações executam durante um movimento dinâmico, entre a fase concêntrica e excêntrica.

Por que a Amplitude de Movimento é importante?

A amplitude de movimento é importante tanto para a performance quanto para a estética. Por exemplo, quando o objetivo é aumento do glúteo, o agachamento é realizado com a maior amplitude possível, visando uma maior ativação muscular dos membros inferiores. Por outro lado, quando o objetivo é aumento da performance em ciclistas, é comum em determinadas fases do treinamento trabalharmos o agachamento em uma menor amplitude (meio-agachamento) visando transferir força e potência para os treinos de ciclismo.

Quando devemos iniciar os exercícios com maior Amplitude de Movimento?

Não existe uma contra indicação para trabalharmos com grandes amplitudes de movimento, mesmo quando iniciantes. Entretanto, é fundamental que as cargas de treino sejam respeitadas, em especial quando estamos começando um novo exercício ou mesmo quando estamos começando a treinar. Por exemplo, trabalhar com uma grande amplitude em exercícios como agachamento e supino podem não ser lesivos, entretanto se a carga estiver exacerbada e a amplitude de movimento for grande, essa combinação pode sim ser lesiva.

Em quais exercícios podemos usar grandes amplitudes de movimentos?

Em qualquer exercício da musculação podemos trabalhar com grandes amplitudes de movimento, especialmente quando objetivo for uma maior ativação muscular, para aumentar o gasto calórico e principalmente para aumentar a hipertrofia muscular. Entretanto, alguns exercícios exigem uma maior consciência corporal para que trabalhemos com grandes amplitudes de movimento. Essa consciência corporal deve ser respeitada sempre.

Como aumentar a amplitude de movimento em um exercício?

Para aumentarmos a amplitude em um exercício, uma excelente estratégia em trabalharmos flexibilidade e mobilidade daquelas articulações e músculos trabalhados no exercício. Se aumentarmos a mobilidade, com certeza a chance de aumentarmos amplitude de movimento é maior, e principalmente sem risco de lesões

Conclusão

A amplitude de movimento é fundamental para otimizar os resultados na musculação, seja em treinos com foco em membros superiores, inferiores ou até mais específicos.

Sabe o que mais pode aumentar seu desempenho e concentração? Ouvir música para treinar! Entenda melhor o assunto em nosso blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima