blog-banner_amino

Os aminoácidos e sua importância na suplementação

Uma grande parcela da população está interessada em fazer dieta, usar suplementos e treinar para melhorar a estética e a saúde.

O principal nutriente que participa da manutenção e aumento da massa muscular é a proteína. A palavra proteína tem sua origem no grego “protídeos” que significa “de primordial importância, pois são necessárias na produção de tecidos corporais como por exemplo: órgãos, pele, cabelos, unhas, enzimas e músculos.

Banner Institucional Integralmédica | Blog Integral

Bioquimicamente, são macromoléculas compostas de uma ou mais cadeias polipeptídicas, cada uma possuindo uma sequência de aminoácidos e nestes temos a classificação: aminoácidos essenciais, condicionalmente essenciais e os não essenciais.

SAIBA MAIS:
10 ERROS COMUNS QUE INTERFEREM NA HIPERTROFIA
CONHEÇA OS PRODUTOS DA INTEGRALMÉDICA

Os aminoácidos não essenciais podem ser produzidos pelo organismo, os condicionalmente essenciais como glutamina e arginina, podem ser tornar essenciais dependendo da situação corporal do indivíduo, como por exemplo: pacientes debilitados em hospital com catabolismo severo podem necessitar de maiores quantidades destes aminoácidos e finalmente os 9 aminoácidos essenciais valina, leucina, isoleucina, triptofano, treonina, metionina, lisina, histidina e fenilalanina (são aqueles que o corpo não consegue produzir) e devem ser oferecidos pela alimentação/suplementação, para a manutenção da síntese proteica corporal.

Atualmente na literatura científica sabe-se que para ter um estímulo eficaz da síntese proteica e aumento de massa muscular muscular, os aminoácidos essenciais são os maiores estimuladores. Desta forma, se entende que uma mistura de aminoácidos essenciais se tornam uma forma prática e rápida para o estímulo do anabolismo muscular em qualquer momento do dia (1) e que podem ser uma alternativa a utilização de proteínas em pó, pois os efeitos entre os aminoácidos essenciais são similares quando comparados com a Whey Protein (2).

O uso dos aminoácidos essenciais se torna bem prático, pois podem ser misturados em água ou bebida de preferência, além de serem fáceis de usar com carboidratos e creatina e já possuirem em sua constituição os 3 BCAAs (Isoleucina, Leucina e Valina), que podem ser usados por pessoas que possuem intolerância a lactose e alergia as proteínas do whey protein. Outro ponto positivo é que o valor calórico reduzido das doses de aminoácidos também podem compor a dieta para perda de peso.

O nutricionista pode ajustar o cálculo da dieta com e adequar a suplementação de proteínas e aminoácidos essenciais para auxiliar no ganho de massa muscular.

Referências bibliográficas:
1.Borsheim E, Tipton KD, Wolf SE, and Wolfe RR. Essential amino acids and muscle protein recovery from resistance exercise. Am J Physiol Endocrinol Metab 283: E648–E657, 2002.

2.Douglas Paddon-Jones, Melinda Sheffield-Moore, Christos S. Katsanos, Xiao-Jun Zhang, Robert R. Wolfe. Differential stimulation of muscle protein synthesis in elderly humans following isocaloric ingestion of amino acids or whey protein. Experimental Gerontology 41 (2006) 215–219.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima