Alimentos termogênicos: o que são, benefícios e como consumir | Blog Integral

5 alimentos termogênicos: o que são, benefícios e como consumir

Os alimentos termogênicos possuem a capacidade de estimular o organismo fazendo com que o mesmo tenha uma maior produção de calor. Os alimentos termogênicos habitualmente possuem um ou mais compostos bioativos que podem acelerar o metabolismo através do aumento da temperatura corporal.

Alguns alimentos possuem propriedades específicas de estimular o nosso metabolismo causando uma aceleração no mesmo. Isso pode fazer com que nosso organismo gere uma quantidade de calor através das mitocôndrias em nosso organismo levando a um maior gasto de energia do corpo, essa produção de calor através de alguns estímulos é chamada de termogênese, e os alimentos que estimulam essa resposta são chamados de alimentos termogênicos.

Assim, estratégias que aceleram o metabolismo podem ser interessantes para melhorar a composição corporal diminuindo a quantidade de gordura do nosso corpo e melhorando não só a parte estética como também os parâmetros de saúde.

Nesse post falaremos sobre os benefícios dos principais alimentos termogênicos que podem te ajudar na perda de peso, então confira abaixo as dicas.

termogenico banner | Blog integralmedica

Alimentos termogênicos: o que são?

Os alimentos termogênicos possuem a capacidade de estimular o organismo fazendo com que o mesmo tenha uma maior produção de calor. Isso pode ser muito interessante pois aumentar o gasto de energia do nosso corpo através da produção de calor pode gerar um maior dispêndio energético que consequentemente interfere positivamente na redução de gordura corporal.

Esses compostos podem atuar se ligando ao tecido adiposo e estimulando a gordura do tecido adiposo a ser quebrada, pelo processo de lipólise, assim, na medida que os lipídios são liberados em forma de ácidos graxos e glicerol nosso corpo pode utilizar esses nutrientes como fonte energética e consequentemente oxidá-los. 

Quais os benefícios dos alimentos termogênicos?

  • Aumento do gasto energético
  • Aumento da oxidação de gordura
  • Melhoram a circulação sanguínea
  • Possuem propriedades antioxidantes

Na grande maioria das vezes os alimentos termogênicos são utilizados com a finalidade de aumentar o gasto de energia do corpo, porém é importante lembrar que esses alimentos normalmente possuem outras funções interessantes para o corpo, como por exemplo aumentar a oxidação e utilização das gorduras em nosso tecido adiposo, e até mesmo utilizar maiores quantidades de ácidos graxos livres presentes na corrente sanguínea, fazendo com que a circulação de sangue se torne mais eficiente.

E, por último, mas não menos importante, a grande maioria desses alimentos também possuem propriedades antioxidantes, melhorando a recuperação entre os treinos, diminuindo a inflamação do organismo e auxiliando na redução de gordura corporal.

Quais são os melhores alimentos termogênicos?

  • Gengibre
  • Canela
  • Chá verde
  • Café
  • Pimenta vermelha

Alimentos termogênicos habitualmente possuem um ou mais compostos bioativos ali presentes que podem acelerar o metabolismo através do aumento da temperatura corporal

Um exemplo disso é a cafeína presente no café, que estimula a produção de adrenalina e que, consequentemente, estimula a lipólise. Isso também ocorre com a capsaicina, composto bioativo presente na pimenta vermelha, bem como com as catequinas e o gingerol, presentes no chá verde e no gengibre.

Assim, ingerir algum desses alimentos ao longo do dia pode ser uma estratégia interessante para aumentar o metabolismo e consequentemente a quebra do tecido adiposo em nosso organismo.

Alimentos termogênicos: saiba como consumir

Consumo moderado

É sempre importante ingerir os alimentos termogênicos de maneira controlada e moderada, pois o alto consumo pode prejudicar a saúde e até atrapalhar no rendimento dos treinos. Um grande exemplo disso é a ingestão de café, se o seu consumo for muito elevado ao longo do dia, provavelmente as crises de ansiedade e o aumento na frequência cardíaco serão percebidos e isso pode prejudicar a sua saúde, este consumo elevado também pode fazer com que você chegue muito “animado (a) ” para treinar e decida aumentar muito os pesos naquele dia, e isso pode prejudicar seus treinos com o surgimento de lesões musculares e de ligamentos. 

Quais são as frutas termogênicas?

  • Frutas vermelhas
  • Frutas ricas em vitamina C
  • Abacate
  • Abacaxi

Algumas frutas possuem quantidades expressivas de antioxidante e isso pode diminuir a inflamação e causar um aumento de gasto energético durante o processo de recuperação muscular, fazendo com que o seu organismo gere um dispêndio de energia maior e estimula a perda de gordura corporal.

Perguntas frequentes sobre alimentos termogênicos

Qual o alimento mais termogênico?

Os alimentos possuem capacidade termogênica semelhantes, porém o café torna-se o principal aliado nosso uma vez que a grande parte da população acaba tomando grandes quantidades dessa bebida ao longo do dia, o recomendado segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) é de 420 mg de cafeína por dia.

Qual é o melhor termogênico natural?

O melhor termogênico natural sem sombra de dúvidas é o exercício físico, pois ele possui a capacidade de aumentar a temperatura corporal e consequentemente aumentar o nosso gasto de energia.

Qual é o melhor termogênico para queimar gordura?

Ainda de acordo com a dica anterior, vale ressaltar aqui novamente a importância do exercício físico no seu dia a dia para aumentar o seu gasto de energia, assim, sempre que tiver disponibilidade vá para a academia treinar, pois os treinos podem ser seu maior aliado no gasto de energia ao longo do dia. E, para  complementar, você pode incluir uma outra bebida ao longo do dia como por exemplo o café ou o chá verde, também adicionar pimenta vermelha e canela nas preparações ao longo do seu dia a dia e, assim, usufruir de todas as estratégias.

Mas lembre-se, a atividade física é muito importante, visto que a atividade física gera um grande estresse e uma demanda de trabalho maior para o organismo, e no processo de recuperação muscular ocorre aumento do gasto calórico e consequentemente aumento do metabolismo. Ainda, na medida que ganhamos massa muscular, temos aumento no metabolismo devido ao músculo ser um órgão muito ativo, ou seja, que demanda um alto gasto de energia. Se você quer saber como ganhar massa muscular sem ganhar gordura corporal, clica aqui.

Conclusão

Veja que é possível aumentar o metabolismo com algumas estratégias de alguns compostos bioativos ou até mesmo uma rotina mais saudável ao longo do nosso dia, e tanto essa rotina mais saudável quando uso de suplementos e de alimentos que podem melhorar o metabolismo pode favorecer a nossa saúde e a perda de gordura corporal.

Espero que tenham gostado pessoal! Continuem nos acompanhando para terem mais informações sempre. Sigam nossos canais no instagram @integralmedica e a Integral Tv no Youtube.

Abraços e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima