Alimentos ricos em aminoácidos | Blog Integral

Quais são os alimentos ricos em aminoácidos

Os aminoácidos têm se tornado cada vez mais importantes em uma dieta equilibrada para alcançarmos tanto a diminuição de gordura corporal quanto o aumento de massa muscular. Estudos já vêm mostrando que o consumo de aminoácidos essenciais é importantíssimo para gerar bons resultados. Na revisão o autor destaca bastante a importância do consumo adequado de aminoácidos essenciais (aqueles aminoácidos que nosso corpo não consegue produzir, e que precisamos ingerir na dieta para gerar aumento de massa muscular) dentro das proteínas (1).

Banner Institucional Integralmédica | Blog Integral

Assim, o consumo nas refeições de aminoácidos essenciais torna-se importante para as pessoas que desejam aumentar a massa muscular, uma vez que estes aminoácidos gerarão estímulos para a muscular se desenvolver ao longo do tempo. A escolha de proteínas com alta qualidade possui um papel importante no processo de ganho de massa muscular, e um bom nutricionista pode auxiliar nessas escolhas através da elaboração de uma dieta equilibrada e que gere resultados.

Alimentos ricos em aminoácidos | Blog Integral - Imagem 1

O que são aminoácidos?

Aminoácidos são estruturas orgânicas compostas por dois grupos: as aminas e os ácidos carboxílicos. A junção de vários aminoácidos dará origem a uma proteína, ou seja, imagine um colar com várias pérolas, cada pérola poderia ser chamada de um aminoácido e o colar seria a proteína.

Quais são os 9 aminoácidos?

  1. Isoleucina
  2. Leucina
  3. Valisa
  4. Lisina
  5. Treonina
  6. Triptofano
  7. Fenilalanina
  8. Metionina
  9. Histidina

Para que servem os aminoácidos?

Os aminoácidos são essenciais para várias funções do nosso organismo como a construção de tecido, músculos, hormônios, e diversos tipos de proteínas e enzimas em nosso corpo.

Quais são os benefícios dos aminoácidos?

  1. Auxilia no desempenho de atividades físicas.
  2. Auxilia no aumento de massa muscular.
  3. Auxilia na produção de hormônios.
  4. Colabora para a diminuição de gordura corporal.
  5. Possuem digestão acelerada.

Qual é a diferença de aminoácidos essenciais e aminoácidos não essenciais?

Os aminoácidos não essenciais podem ser produzidos pelo nosso organismo, uma vez que ele está em deficiência, por exemplo, se nosso corpo percebe que um aminoácido não essencial está em deficiência no organismo ele altera o formato de outro aminoácido não essencial e produz o que está em deficiência.

Essenciais nosso corpo não consegue produzir, para isso precisamos ingerir via alimentação e suplementação.  Pois são aminoácidos essenciais em nossa dieta.

Alimentos ricos em aminoácidos | Blog Integral - Imagem 2

Quais alimentos são ricos em aminoácidos?

  1. Leite.
  2. Carnes.
  3. Ovos.
  4. Queijos.
  5. Iogurtes.

Suplementos ricos em aminoácidos

  1. Whey protein.
  2. Caseínas.
  3. Albuminas.
  4. EAA-9.

Existem ótimos suplementos que são ricos em aminoácidos essenciais como por exemplo Whey Protein, caseína e albumina.  Porém muitas das vezes as pessoas não querem ingerir quilocalorias a mais na sua dieta e só precisam um complementar os aminoácidos. Exatamente nesse sentido que entra a estratégia de suplementação de aminoácidos essenciais em específico, com a suplementação de aminoácidos nós deixamos de ingerir quilocalorias e atendemos a demanda para o organismo ofertando os aminoácidos que ele precisa.

Conclusão

É importante lembrar que o consumo de aminoácidos é vital para o aumento de massa muscular e para redução de gordura corporal, porém muitas vezes essa demanda não é alcançada com alimentação, como por exemplo nos vegetarianos e veganos.  Até mesmo indivíduos carnívoros, podem ingerir baixa quantidade de aminoácidos a depender da sua dieta, por isso é importante ajustar a ingestão de aminoácidos essenciais para que o nosso organismo consiga construir músculos.

Espero que tenham gostado pessoal! Continuem nos acompanhando para terem mais informações sempre. Sigam nossos canais no instagram @integralmedica e a Integral Tv no Youtube.

Abraços e até a próxima! 

Referências bibliográficas

  1.     Phillips SM. The impact of protein quality on the promotion of resistance exercise-induced changes in muscle mass. Nutrition & Metabolism. 2016;13(1):64.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima