Alimentos para acelerar o metabolismo? | Blog Integral

Quais são os alimentos para acelerar o metabolismo

As estratégias que podem ser traçadas para aumentar o nosso metabolismo são pesquisadas por vários anos, uma vez que, na medida que envelhecemos, nosso metabolismo tende a diminuir, podendo gerar prejuízos em relação ao acúmulo de gordura corporal e a diminuição de massa muscular.

Assim, estratégias que aceleram o metabolismo podem ser interessantes para melhorar a composição corporal diminuindo a quantidade de gordura do nosso corpo e melhorando não só a parte estética como também os parâmetros de saúde.

O que é metabolismo?

Ao longo do nosso dia o nosso organismo pode gastar uma grande quantidade de calorias para manter as funções vitais do nosso corpo, dentre essas funções podemos listar:  a produção de enzimas, de células e tecidos e diversas outras demandas que o organismo possui. Todos esses processos dependem de gastos de energia do nosso organismo, assim, quanto mais processos nosso corpo precisa realizar, maior será o gasto de energia. E quando falamos em metabolismo estamos nos referindo a esse gasto de energia que o corpo demanda ao longo do dia para executar os seus processos.

Quais são os alimentos que aceleram o metabolismo?

  • Chá verde
  • Café
  • Canela
  • Gengibre
  • Guaraná
  • Pimenta Vermelha

Alimentos para acelerar o metabolismo? | Blog Integral

Alguns alimentos possuem compostos bioativos que podem estimular o metabolismo e fazê-lo gastar mais energia. Esses compostos podem atuar se ligando ao tecido adiposo e estimulando a gordura do tecido adiposo a ser quebrada, pelo processo de lipólise, assim, na medida que os lipídios são liberados em forma de ácidos graxos e glicerol nosso corpo pode utilizar esses nutrientes como fonte energética e consequentemente oxidá-los.

Um exemplo disso é a cafeína presente no café, que estimula a produção de adrenalina e que, consequentemente, estimula a lipólise. Isso também ocorre com a capsaicina, composto bioativo presente na pimenta vermelha, bem como com as catequinas e o gingerol, presentes no chá verde e no gengibre.

Assim, ingerir algum desses alimentos ao longo do dia pode ser uma estratégia interessante para aumentar o metabolismo e consequentemente a quebra do tecido adiposo em nosso organismo.

Suplementos que aceleram o metabolismo

O uso de termogênico e de L-carnitina pode auxiliar nesse processo, pois o termogênico já contém os compostos bioativos que irão acelerar o nosso metabolismo e a L-carnitina é responsável por transportar a gordura do tecido adiposo para as células musculares, fazendo o processo de oxidação.

Os termogênicos contém os compostos para auxiliar nesse processo, fazendo com que haja maior estímulo de catecolaminas, como a adrenalina e noradrenalina, que são responsáveis por estimular a perda de gordura corporal através da lipólise.

Mais dicas para acelerar o metabolismo

  • Realizar atividades físicas
  • Dormir bem
  • Controlar o estresse
  • Beber água

Uma outra forma bem poderosa de aumentar o gasto do organismo ao longo do dia e acelerar o metabolismo é fazer atividades físicas, visto que a atividade física gera um grande estresse e uma demanda de trabalho maior para o organismo, e no processo de recuperação muscular ocorrerá aumento do gasto calórico e consequentemente aumento do metabolismo. Ainda, na medida que ganhamos massa muscular, temos aumento no metabolismo devido ao músculo ser um órgão muito ativo, ou seja, que demanda um alto gasto de energia.

Dormir bem e controlar o stress também são fatores importantes, uma vez que um bom sono pode recuperar melhor no organismo e facilitar o momento do nosso metabolismo em questão de massa muscular. Já o controle do estresse faz com que nós não tenhamos uma perda de massa muscular e um catabolismo tão exagerado. Pois o excesso de estresse e o catabolismo da massa muscular em elevadas quantidades são responsáveis pela diminuição do metabolismo.

Conclusão

Veja que é possível aumentar o metabolismo com algumas estratégias de alguns compostos bioativos ou até mesmo uma rotina mais saudável ao longo do nosso dia, e tanto essa rotina mais saudável quando uso de suplementos e de alimentos que podem melhorar o metabolismo pode favorecer a nossa saúde e a perda de gordura corporal.

Espero que tenham gostado pessoal! Continuem nos acompanhando para terem mais informações sempre. Sigam nossos canais no instagram @integralmedica e a Integral Tv no Youtube.

Abraços e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima