Alimentos Diuréticos - Blog Integral

Alimentos Diuréticos: O que são, benefícios e como consumir

Atualmente a busca por estratégias que diminuam o inchaço das pessoas tem aumentado bastante, isso porque não é difícil encontrarmos muitas pessoas em nosso cotidiano que possuem um alto grau de retenção líquida, e essa retenção gera uma série de desconfortos e prejuízos à saúde da pessoa. 

Na maioria dos casos essa retenção tem três explicações: uma delas é o aumento do consumo de alimentos industrializados, a segunda é a falta de ingestão de água ao longo do dia, e a terceira é a falta de atividade física durante o dia. Quando juntamos esses três fatores nós temos um grande prejuízo para o organismo o aumento de retenção hídrica do mesmo.

Mas não se preocupe, nós vamos te dar várias dicas de estratégias que são altamente eficientes para você diminuir a retenção hídrica nesse post, então continue lendo para você lembrar das estratégias que precisa fazer no seu dia a dia.

O que são alimentos diuréticos?

Quando falamos em diminuição da retenção é importante lembrar que um dos fatores que contribui bastante para diminuir a retenção são os alimentos diuréticos, pois eles podem estimular a diurese (urina) e junto dessa urina podem eliminar excessos de sódio em nosso corpo melhorando a retenção no nosso organismo.

Como os alimentos diuréticos atuam no organismo?

Você provavelmente já percebeu no texto anterior que a retenção hídrica está relacionada ao consumo de sódio na nossa alimentação, seja o sódio no formato de sal, seja o sódio adicionado como conservante nos alimentos industrializados.

Este alto consumo de sódio aumenta a retenção de água no corpo e faz com que as pessoas tenham a famosa retenção hídrica, então uma boa maneira de diminuir a retenção hídrica é diminuir a ingestão de sal nos temperos e a ingestão de alimentos industrializados, além disso é muito importante consumirmos alimentos que contém grandes quantidades de água, pois esse consumo de água estimula o corpo a produzir urina e, consequentemente, nós eliminamos na urina o excesso de sódio.

As frutas além de possuírem grande quantidade de água, também contém muitos nutrientes que auxiliam em nossa saúde, por exemplo as vitaminas do complexo B auxilia a nossa concentração diária, as fibras trazem maior saciedade em nossas refeições além de melhorarem a saúde intestinal (se o seu coco está com formato de “banana” é um bom indicativo que sua saúde intestinal está ajustada. Além disso, os nutrientes podem diminuir a inflamação em nosso organismo e auxiliar na prevenção do envelhecimento.

Alimentos Diuréticos - Blog Integral

Quais são as vantagens de consumir alimentos diuréticos?

  • Auxilia a reduzir o inchaço
  • Hidrata o corpo
  • Controle a pressão arterial
  • Ajuda a desintoxicar

Além da vantagem de consumir grandes quantidades de água nos alimentos diuréticos, eles auxiliam a saúde do nosso organismo com diversos nutrientes, melhorando assim o processo de desintoxicação do organismo e também contribuindo para a diminuição da pressão arterial, no caso da pressão arterial o sódio é um dos principais influentes nesse aumento da pressão, então se reduzimos o consumo de sódio na alimentação consequentemente estamos melhorando a pressão arterial.

Além disso os alimentos diuréticos, como as frutas, os sucos naturais, o suco sem polpa, os legumes e as saladas, possuem grandes quantidades de água que podem contribuir para a hidratação do nosso organismo, muitas pessoas não bebem a quantidade necessária de água ao longo do dia então o consumo de alimentos ricos em água pode ser uma estratégia complementar para alcançar a meta de ingestão hídrica no dia.

Quais são os alimentos diuréticos: Veja os 7 principais

  • Melancia
  • Abacaxi
  • Cenoura
  • Pepino
  • Melão
  • Morango

Como consumir os alimentos diuréticos no dia a dia?

Os alimentos diuréticos podem ser consumidos de forma crua, no caso das frutas por exemplo, mas se você preferir você também pode fazer suco, como um suco de laranja, de limão ou de melancia, ou até mesmo um suco de melão.

Uma outra estratégia é colocar os legumes pelo menos nas refeições principais, como é o caso do almoço e do jantar, se você conseguir adicionar salada é uma excelente opção também.

E também de preferência para os carboidratos cozidos, por exemplo no caso da batata doce, quando ela é ingerida cozida ela possui mais água do que quando ela está assada.

E opções como polpas e sucos naturais.

Dica: Açaí com frutas além de ser muito gostoso, tem uma grande quantidade de água e pode tornar a dieta algo fácil de ser mantido.

Mas é importante lembrar: os alimentos possuem uma grande quantidade de água, porém é importante, mesmo assim, a ingestão de água potável. Somente a ingestão de alimentos não te deixa totalmente hidratado.

Além dos alimentos, por que consumir suplementos diuréticos?

A estratégia de usar suplementos diuréticos é para complementar o resultado e conseguir a diminuição da retenção de forma mais eficaz, a maioria dos suplementos diuréticos tem compostos bioativos que estimulam a diurese e auxilia na diminuição da retenção hídrica. Mas novamente lembrando, o suplemento não fará milagre sozinho, a retirada de alimentos industrializados e o alto consumo de sal nos temperos precisa ser considerada para que o suplemento tenha mais efeitos.

Alimentos Diuréticos - Blog Integral

Onde encontrar suplementos diuréticos?

Em nosso site nós temos uma área específica para quem deseja diminuir retenção e também diminuir gordura corporal, então te convido a visitar o link aqui e conferir todas as estratégias de suplementos que podem auxiliar nesse resultado.

Conclusão

Lembre-se que a alimentação é muito importante, o uso de temperos também, e a prática regular de exercício é um outro fator importante. Além dessas dicas, algumas outras dicas podem ajudar na hidratação:

1. Leve garrafas com água para os locais, ou compre nos estabelecimentos.

2. Lembre-se de ingerir água, caso necessário instale aplicativos ou coloque no despertador do seu celular para você lembrar de beber água.

3. Avalie a cor da sua urina (quando você for ao banheiro, se sua urina estiver muito amarela, é um sinal que você não está se hidratando corretamente e precisa ingerir mais água).

Espero que tenham gostado pessoal! Continuem nos acompanhando para terem mais informações sempre. Sigam nossos canais no instagram @integralmedica e a Integral Tv no Youtube.

Abraços e até a próxima!

Compartilhe esse Post

Share on facebook
Share on twitter
Rolar para cima