Alimentação para um Endomorfo | Blog Integral

Alimentação para um Endomorfo [2022]

O entendimento do biotipo das pessoas pode auxiliar bastante na compreensão das respostas e resultados estéticos e de composição corporal que um indivíduo pode ter, pois dependendo das características do seu corpo ele tem mais facilidade em ganhar massa muscular e também em perder gordura corporal, porém dependendo das suas características o mesmo pode ter mais dificuldade nesses processos, assim, entender qual é o seu biotipo e as suas características pode ajudar bastante na conquista dos seus resultados e na manipulação dos seus treinos e da sua dieta.

www.integralmedica.com.br/?utm_source=Blog&utm_medium=banner&utm_campaign=banner_integral_generico&utm_content=Banner-Integral-Generico

O que é o biotipo Endomorfo?

Normalmente as pessoas com características de corpo endomorfo, ou seja, o biotipo, são indivíduos de menor estatura e com mais facilidade em ganhar massa muscular e até mesmo gordura corporal, provavelmente você conhece ou já viu alguém assim, de menor estatura, porém com uma facilidade de ganhar peso acima do normal.

Quais são as características do Endomorfo?

As pessoas com biotipo de endomorfo precisam ter alguns cuidados pois ao mesmo tempo que possuem facilidade para conquistar ganhos de massa muscular também podem ter facilidade em ganhar gordura corporal por isso a estratégia de organizar os treinos e a dieta com cuidado é muito importante. 

Indivíduos com biotipo de endomorfo possuem uma qualidade bem interessante, que é a capacidade de ganhar massa muscular com uma certa facilidade, porém esse mesmo indivíduo possui uma desvantagem, que é a capacidade de ganhar gordura corporal também com uma certa facilidade.

Por exemplo, se formos comparar um indivíduo endomorfo com um ectomorfo veremos algumas diferenças como: o indivíduo ectomorfo possui grande dificuldade de ganhar massa muscular enquanto que o endomorfo possui uma maior facilidade; já em relação à gordura corporal o raciocínio é contrário, o ectomorfo possui uma facilidade para perder gordura corporal e até mesmo uma dificuldade para ganhar gordura, enquanto que o indivíduo endomorfo possui uma facilidade para ganhar gordura corporal.

Como é a dieta do Endomorfo?

A dieta de uma pessoa com biotipo endomorfo dependerá do seu estado atual de composição corporal, por exemplo se esse indivíduo necessita aumentar a massa muscular a prescrição nutricional irá para um caminho, se o objetivo for diminuição de gordura corporal a prescrição nutricional terá um outro caminho.

No primeiro exemplo, quando precisamos aumentar a massa muscular desse divido o aporte de carboidratos em maior proporção do que as proteínas se torna uma estratégia interessante, porém pelo biotipo do indivíduo devemos ter cuidado com a qualidade desse carboidrato, uma vez que, uma alta ingestão de carboidratos simples ao longo do dia pode favorecer o acúmulo de gordura corporal e prejudicar a composição corporal desse indivíduo

Se você tem dúvida do que são carboidratos simples e complexos, acesse esse post aqui. 

Agora quando falamos no objetivo de diminuição de gordura corporal uma grande proporção dessa dieta será de proteínas (cerca de 30-50%) e uma proporção semelhante será de carboidratos (cerca de 30-40%). Porém dentro dessa quantidade de carboidratos nós iremos focar especificamente no consumo de carboidratos complexos, para evitar que a quantidade de glicose seja ofertada de maneira rápida para esse indivíduo e, como consequência, tem um prejuízo no acúmulo de gordura corporal.

Quais são os suplementos indicados para o biotipo Endomorfo?

Além dessas estratégias, você pode melhorar seus resultados com alguns suplementos, muitas vezes vemos pessoas comendo somente uma fruta no café da manhã ou no lanche da tarde e isso é insuficiente pensando em ganho de massa muscular, assim a suplementação de proteínas, de creatina, e de termogênicos pode ser interessante.

A creatina é um suplemento importantíssimo para quem deseja ganho de massa muscular, diversos estudos já têm mostrado e comprovado que a creatina auxilia no ganho de massa muscular: seja aumentando a quantidade de água dentro do músculo e favorecendo o ganho de massa muscular, seja melhorando o rendimento nos treinos e também favorecendo o ganho de massa muscular.

Já a proteína pode ser útil no controle de saciedade desse indivíduo e no ganho de massa muscular, essa proteína pode gerar a hipertrofia muscular após as sessões de treino e, para aqueles endomorfos que precisam perder gordura corporal, a suplementação com proteínas pode ser interessante para diminuir a fome e manter essa pessoa focada na dieta.

Além disso, também é interessante incluir alimentos termogênicos ao longo de suas refeições.

Como é o treino do Endomorfo?

Os treinos podem variar bastante, principalmente quando o objetivo do endomorfo é diferente. Se o objetivo é ganho de massa muscular, os treinos seguirão um caminho, já na perda de gordura corporal os treinos serão diferentes.

Mas nós temos três dicas que te ajudarão a entender os melhores treinos para você. Se você quer aprender os treinos do zero, clica nesse post aqui e se você deseja entender quais são as dificuldades que temos em ganhar massa muscular, clica nesse post aqui. Agora, se a sua dúvida está em saber qual o melhor treino para perder gordura, então você precisa ver essa dica aqui.

Leia também o que temos a dizer sobre treinos para ectomorfos!

Mais dicas do Biotipo Endomorfo:

Beba bastante água e tenha uma boa noite de sono

Outra dica importante é você se atentar à ingestão de água e ao seu sono, por exemplo, no que diz respeito a beber água, temos que ingerir de 30 a 50 ml por quilograma de peso, ou seja, se uma pessoa tem 70 kg, ela precisa beber de 2,1 até 3,5 litros de água por dia. Seu sono também é importante, dormir entre 6 a 8 horas parece ser o mais adequado para a maioria das pessoas, então lembre-se de dormir bem.

Se alimente nos horários corretos

Outro fator importantíssimo é o ajuste de alimentação no horário correto, pois quanto mais você alterar os horários das suas refeições, mas o seu organismo estará desregulado e a chance de alcançar resultados no aumento de massa muscular e diminuição de gordura corporal vai cair drasticamente. Ter horários corretos para alimentação ajuda muito a estruturar o plano e a conseguir executar toda a estratégia nutricional, pois se você pula uma refeição e só vai comer na próxima, a tendência é que na próxima refeição você tem aqui em gerir mais calorias e tenha uma perda na prescrição do seu dia.

Veja que o seu objetivo é muito importante e faz toda diferença, saber se você deseja diminuir gordura corporal ou aumentar massa muscular pode te auxiliar nos melhores treinos e na melhor nutrição.

Espero que tenham gostado pessoal! Continuem nos acompanhando para terem mais informações sempre. Sigam nossos canais no instagram @integralmedica e a Integral Tv no Youtube.

Abraços e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima