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Para fazer o agachamento perfeito e ter pernas gigantes, você precisa fazer o exercício na intensidade adequada e com atenção para os movimentos, além de ser importante manter uma boa frequência. Veja dicas de como melhorar os seus resultados com o agachamento.

O agachamento é um exercício excelente para as pessoas que desejam ter pernas e glúteos perfeitos. Ele ajuda na definição dos músculos e é um aliado para reduzir ou aumentar as medidas, de acordo com a maneira como é feito. Além disso, ainda combate a celulite.

Se você deseja ter pernas gigantes e fortes, esse exercício pode ser o seu aliado. Entenda melhor o que é o agachamento, quais são os benefícios e como obter o melhor resultado em sua prática. Vamos lá?

O que são agachamentos?

O agachamento, que também é conhecido por squat, é um exercício que trabalha vários músculos, especialmente os das pernas e glúteos. Sua execução consiste em flexionar os joelhos até a amplitude desejada, como se fosse se sentar em uma cadeira imaginária.

Dessa maneira, o agachamento pode ser feito apenas usando o peso do corpo, com pesos livres ou com o auxílio de máquinas — como o smith. A escolha do melhor deles, que deve ser indicada por um educador físico, depende da experiência do praticante e do objetivo.

Assim, exercícios sem peso são boas opções para pessoas que não têm muito condicionamento físico, ou adeptos da isometria. Já a variação com pesos livres é uma alternativa que não precisa ser necessariamente feita em uma academia e permite o uso de cargas mais leves. Porém, não deve ser feito sem o acompanhamento profissional.

No caso do exercício no smith, é possível obter muita intensidade, com segurança e estabilidade. Por isso, pode ser uma boa alternativa também para pessoas que são inexperientes e apresentam dificuldades de alinhamento ou para quem usa cargas muito altas.

Quais são os benefícios de fazer agachamentos?

Além das vantagens já mencionadas para os glúteos e as pernas, o agachamento ainda é um exercício importante para quem quer ter boa postura. Isso porque, com as coxas e o bumbum fortalecidos, a bacia e a lombar ficam mais alinhadas.

Da mesma forma, quando bem realizado, ele ajuda a melhorar a capacidade cardiorrespiratória. O benefício se deve à expansão torácica que acontece quando o praticante se atenta para a sua respiração durante o exercício.

Como fazer agachamentos de maneira eficaz?

Para conseguir os melhores resultados com os exercícios de agachamento, é importante que sejam mantidos alguns cuidados com a sua execução. Assim você garante o melhor aproveitamento possível. Confira 8 dicas que fazem a diferença.

1. Tenha atenção para a postura

A postura adequada durante o exercício é fundamental para ter bons resultados e garantir a sua segurança. Assim, mantenha a coluna na posição neutra, sem curvá-la. Também é importante olhar para frente durante o exercício, estabilizar os joelhos de maneira que fiquem paralelos com os quadris e manter os calcanhares sempre no chão. Outro alerta é para os glúteos, que não devem ficar empinados durante o exercício.

2. Utilize os pesos corretamente

Usar pesos demais pode sobrecarregar o seu corpo, provocar dores e lesões, ou impedir que você consiga boa amplitude, o que compromete os resultados. Por outro lado, pouco peso faz com que o exercício fique leve demais.

Dessa forma, é importante que você ajuste gradativamente os pesos utilizados ao seu nível e ao tipo de agachamento que faz. Assim, é preciso que ele fique sempre desafiador, mas sem desrespeitar os seus limites.

3. Faça o exercício com amplitude

Para conseguir trabalhar todos os grupos musculares e ter os melhores resultados, é importante que você busque alcançar a amplitude máxima com o exercício. Essa estratégia pode, inclusive, ser mais eficaz do que cargas mais altas. Por isso, tente descer o máximo que conseguir, por mais difícil que seja.

Se estiver muito difícil, é sinal de que o exercício está pesado demais. Nesses casos, é uma boa avaliar o peso usado e a variação do agachamento escolhida, para que seja possível ter um bom aproveitamento, sem sobrecarga.

4. Preste atenção no movimento

A maioria dos exercícios de hipertrofia exige calma e atenção em sua execução. Observe com cuidado o movimento, a sua postura, a respiração e os músculos que são ativados. O foco ajuda muito a conseguir bons resultados.

Com isso, você consegue perceber as mudanças na intensidade do agachamento e como o seu corpo responde ao exercício. Assim, fica mais fácil fazer ajustes, para perceber qual variação tem melhores resultados no seu corpo.

5. Alterne os dias

O agachamento exige muito dos músculos, então, é importante respeitar o tempo de descanso do corpo. Inclusive, depois de uma boa sessão de exercícios, é comum sentir algumas dores. Por isso, é interessante praticar em dias alternados. Dessa forma, você consegue maior disposição para fazer o exercício, permite a recuperação muscular e ainda evita lesões.

6. Mantenha a regularidade

Não adianta executar uma série enorme de exercícios em um dia e só voltar a fazer depois de um mês. Os resultados das atividades físicas são gradativos e o que mais faz diferença é a persistência. Por isso, é importante que você mantenha a regularidade dos seus treinos de agachamentos, com um aumento progressivo de intensidade.

7. Ajuste sua alimentação

Se o seu objetivo é ter pernas gigantes com o agachamento, precisa saber que só a atividade física não é suficiente para aumentar os músculos. A alimentação é uma parte importante do processo, então, sua dieta precisa estar alinhada com o que você deseja.

8. Tenha acompanhamento profissional

É muito importante poder contar com a orientação profissional antes de realizar qualquer atividade física. É ele quem vai dizer qual é o exercício mais indicado para o seu objetivo, qual é a melhor forma de realizá-lo e a intensidade mais recomendada, e quando é preciso trocar o treino.

Com isso, você garante a segurança e a eficácia em sua prática. O agachamento pode ser feito de muitas maneiras e é só com a avaliação de um educador físico que será possível saber qual é a melhor, individualmente.

Como você pôde perceber, o agachamento é um exercício muito completo e acessível, que pode ser feito por várias pessoas. Porém, é preciso ter cuidado na sua execução e estar atento a alguns fatores que fazem a diferença nos resultados. Assim você consegue aproveitar todos os benefícios dessa prática com segurança e eficácia.

Se você quer entender melhor como ocorre a resposta do seu corpo a um determinado exercício, leia o nosso artigo sobre como identificar o seu biotipo!