A refeição livre na dieta atrapalha meus ganhos? | Blog Integral

Refeição livre na dieta atrapalha meus ganhos?

Uma das maiores dificuldades atualmente em relação a nutrição é fazer com que as pessoas tenham adesão a dieta, isso ocorre muitas vezes por que a dieta não é tão flexível e acaba se tornando monótona para a pessoa que está seguindo, fazendo com que em poucos meses a pessoa abandona a dieta e consequentemente atrapalhe todos os seus resultados, seja de ganho de massa muscular, seja de diminuição de gordura corporal.

Assim, traçar estratégias que sejam interessantes durante um plano alimentar pode ser a chave do sucesso para os resultados.

O que é refeição livre na dieta?

Uma das estratégias que é utilizada para flexibilizar uma dieta é o uso de refeição livre durante a semana do paciente.

Essa refeição livre envolve um momento do dia que o paciente tem a liberdade de comer outros tipos de refeições que não estão na sua dieta habitual, por exemplo, em um sábado à noite a pessoa pode escolher ir na pizzaria e comer alguns pedaços de pizza sem um peso na consciência.

Como escolher a refeição livre?

Alguns raciocínios podem ser interessantes na escolha de uma refeição livre, dentre eles podemos destacar:

  • Escolhe alimentos que você está com vontade de comer.
  • Controle a quantidade que irá comer.
  • Se possível, tente fazer a refeição livre em um dia que você realizou seus treinos.
  • Antes das refeições livres, tente consumir carboidratos mais complexos.

É importante você colocar alimentos que você esteja com vontade de comer na refeição livre pois é exatamente nesse momento que você irá degustar esses alimentos, porém é sempre importante lembrar que você não precisa ingerir grandes quantidades, pois se você controlar a quantidade com toda a certeza você poderá realizar mais vezes ao longo dos meses essa refeição livre. 

Uma outra dica importante é realizar também a refeição livre no mesmo dia que você treinou, pois assim você consegue equilibrar as calorias que você gastou no dia com as calorias que você irá ingerir, e assim você não prejudica o processo de emagrecimento.

Uma outra estratégia interessante é: 2 ou 3 horas antes de comer a refeição livre, você realizar uma refeição mais saudável e rica em fibras, pois essa refeição irá segurar a sua fome, fazendo com que você não tenha um consumo exagerado na refeição livre e nem se sinta mal por isso. Se você quer saber quais alimentos contém fibras, clica aqui. 

Quais são os benefícios em fazer uma refeição livre?

Muitos trabalhos já mostram que fazer refeições diferentes da sua rotina habitual pode ser importante para um psicológico e também para manter a adesão à dieta. Além disso, consumir diferentes alimentos pode nos fornecer diferentes quantidades de macronutrientes mas também de micronutrientes, sendo extremamente necessário para nossa saúde essa diversificação de micronutrientes.

Se você tem dúvida do que são macronutrientes e micronutrientes, acesse esse post aqui.

www.integralmedica.com.br/?utm_source=Blog&utm_medium=banner&utm_campaign=banner_integral_generico&utm_content=Banner-Integral-Generico

Conclusão

Veja que a refeição livre pode ser uma estratégia interessante em seu plano alimentar, porém é importante tomar cuidado com a frequência e a quantidade dessa refeição livre, para não prejudicar seus resultados.

Espero que tenham gostado pessoal! Continuem nos acompanhando para terem mais informações sempre. Sigam nossos canais no instagram @integralmedica e a Integral Tv no Youtube.

Abraços e até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress
Rolar para cima